sexta-feira, julho 29, 2016

O Sr. Barroso no seu melhor



No destacado restaurante "Arcoense" de Braga há algum tempo que não tínhamos notícia do Sr. Barroso, proprietário, mas mais do que isso, autêntica alma forte do empreendimento.

Cozinheiro, comprador das matérias primas, cultivador da fruta e legumes ali servidos, criador dos porcos bísaros que ali também se apresentam, amigo dos clientes, e tudo o mais que lhe quiserem acrescentar em virtudes que tenham a ver com a excelência do serviço e da comidinha que se saboreia.

Questionámos as filhas (o Arcoense tem como empregados as duas filhas e acho que também os genros) que nos disseram que o Pai já só vinha aos fins de semana. Estava na quinta a descansar.

Desconfiados de algum problema de saúde lamentámos "para dentro", mas não foi por isso que deixámos de frequentar a casa. Agora é com satisfação redobrada que em duas visitas seguidas ( e não ao fim de semana) lá encontrámos de novo a jovialidade do Sr. Barroso!

Não há como ele para entender o que o cliente deseja, para lhe indicar a melhor opção daquele dia e para o ajudar na escolha final.

Sabedor da minha inclinação para cabeças de pescada logo que me viu entrar disse logo:
-" Tenho ali uma menina de Vigo com 8 quilinhos! A cabeça é para si! Aguenta-se?"
- " Oh Sr. Barroso, eu sou de Cascais! Se não me aguentasse com isso tinha que mudar de terra..."

Demorei quase duas horas e meia, mas só deixei o esqueleto.

Depois no fim ainda teve a lata de nos desafiar:
- "Amanhã ainda estão por cá? Tenho lá na quinta um lombo de bísaro mesmo bom para assarmos..."

Mas já não havia nem tempo, nem estômago... Ficará para a próxima vez!

Uma cabeçona daquele tamanho, com mais um linguado ovado de 1 kg (para o senhorio) , mais as entradas da praxe onde se incluiu "dobradinha", "sardinhas fritas" , pataniscas de bacalhau" e  "prato de enchidos de bísaro" , com um monumental melão apimentado e duas jarras de vinho branco da casa. Um épico almoço por 50 euros por cabeça.

Grande Sr. Barroso!  Muitos anos de boa vida!

Nenhum comentário: