quarta-feira, janeiro 21, 2015

A Idade do Frio chega a todos...

A série de desenhos animados "Ice Age" tem sido uma das coisas mais bem conseguidas da industria cinematográfica do género.  Já vai no 4º episódio ( A Deriva Continental) e nunca deixo de me rir com o maluco do esquilo dentes de sabre sempre atrás da bolota num mundo paralelo ao do enredo, sem palavras, que faz uma homenagem ao grande clássico de Chuck Jones "Road Runner"  (1949)com o desgraçado do coiote sempre atrás do papa-léguas , sem que nenhum deles pronunciasse uma palavra.

Mas o tema do Post hoje não é a animação de qualidade. Trata-se do estuporado frio que parece estar de férias aqui no rectângulo e incomoda a malta de uma certa idade.
Na maioria dos casos "certa" é um eufemismo para "avançada".

Mas neste caso concreto veremos que não é assim.

Não deve causar admiração que as minhas santas sofram com o frio. No fim de contas já todas andam há anos a percorrer a casa dos 80's.  As duas cá de baixo usam vestuário técnico (polar) por baixo das camisolas de lã clássicas. A lá de cima, onde tarda em chegar a revolução estética, anda com as antigas mantas de lã preta cardadas por cima dos ombros. A única vantagem da velha manta de lã é que num aperto pode comparar-se ao "sombreiro" dos pastores alentejanos: protege da chuva, embora não caibam lá debaixo 5 ou 6 ovelhas. E também não serve para dar umas porradas no c*** do carneiro. Mas fora isso é quase igual.

Numa destas manhã de "griso" feroz fui buscar o meu Amigo Zé a casa e deixei-o espantado por ter ido esperá-lo à porta apenas de mangas de camisa. Esclareci que eu era feito à medida da raça das focas e elefantes marinhos, pelo que a camada de gordura que existia entre a pele e o resto era suficiente para isolar a besta. O Zé concordou e disse que também ele já tinha sido assim, mas que agora, no dealbar dos 70's , até tinha aderido à roupa interior... (De cima, está claro! Não quero que pensem na ausência da de baixo!!).

Eu que, salvo casos especiais que tiveram a ver com grandes bezanas e noites de verão na praia, também sempre usei cueca, nunca meti pela cabeça uma camisola interior.

Mas depois do agravamento da rinite alérgica e farto de estar sempre a tomar anti-histamínicos para poder dormir, compreendi que tinha que passar a considerar essa situação. A adesão à "camisola interior" começou a ser uma possibilidade.  Não tarda muito ainda me verão a usar luvas...

A idade é lixada...

Nenhum comentário: