quinta-feira, janeiro 22, 2015

A Cultura da Gastronomia

Zé Quitério é o Prémio Universidade de Coimbra de 2015.

Que bem me soube a notícia! 

Mas antes que algum desordeiro ponha em causa esta atribuição, argumentando com  a definição do eventual destinatário regulamentar do Prémio, ataco já eu aqui primeiro, com base na sempre recordada táctica do falecido Bella Gutman.

Nota: "Destinatário do Prémio Universidade de Coimbra: personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha distinguido por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência."

Gastronomia não é cultura nem ciência??   Estariam em desacordo grandes personalidades desta ( e doutras) terras.

E nem precisamos de chegar à complexidade das actuais obras de referência sobre estes assuntos. Recordo que o livro de texto actualmente mais falado sobre estas matérias é o "Modernist Cuisine" de Nathan Myhrvold. 

http://modernistcuisine.com/

Myhrvold era Chief Technology Officer na Microsoft. Tem doutoramentos em Física Teórica e Prática, possui ainda um Master em Matemática aplicada à Economia. Para além disto tudo é gestor de uma das mais bem sucedidas empresas do mundo de patentes científicas e industriais, a Intelectual Ventures, e é um constante colaborador em revistas de Vida Animal e Meio-Ambiente, como fotógrafo, com trabalho diversas vezes premiado...

E ainda (não nos esqueçamos) é um cozinheiro amador e co-autor do tal livro que é considerado o "must have" de toda a gente que se interessa por gastronomia hoje em dia.

Vão lá dizer-lhe que Gastronomia não é Ciência nem Cultura...

Um bom Químico saberá explicar o porquê das temperaturas de cocção mais adequadas, ou a reacção da matéria-prima ao tempero, ou ainda como o bater um bife com maço se destina a quebrar a molécula alongada da carne dos bois de trabalho. E mais, que existem hoje em dia enzimas que cumprem a tarefa do malho de pontas sem danificar a textura da carne... E muito mais ainda...

Qualquer historiador, antropólogo ou sociólogo nos dirá que o conhecimento da dieta alimentar dos povos é fundamental para a compreensão da respectiva sociedade. A análise das origens dos pratos tradicionais leva-nos por uma avenida de investigação sobre a miscigenação de culturas que foi amplamente percorrida pelo (também) antropólogo Alfredo Saramago, por José Pedro de Lima-Reis, por Fortunato da Câmara, etc, etc...

Camilo José Cela, o grande galego prémio Nobel , gastrónomo e autor de "La familia de Pascual Duarte" porventura a obra literária espanhola mais editada de sempre, depois do D. Quixote, dá nome a uma universidade de Madrid. Nessa Universidade existe a Cátedra Ferran Adrià de Cultura Gastronómica e de Ciências da Alimentação: " La Cátedra tiene como objetivo esencial acercar el mundo de la gastronomía al ámbito educativo, promoviendo el estudio y la investigación de las Ciencias de la Alimentación a nivel superior."

E os exemplos poderiam repetir-se até à exaustão.

Gastronomia é Cultura. Gastronomia é Ciência!

E José Quitério fica muito bem ao lado dos anteriores vencedores do Prémio Universidade de Coimbra, como António Sampaio da Nóvoa, João Luis Ramos, António Pinho Vargas, Maria de Sousa e Fernando Lopes da Silva.

Eis a justificação oficial: "A inegável qualidade e consistência do percurso profissional de José Quitério" e o contributo que, através dos seus escritos, durante décadas, tem dado nos planos "cultural, histórico, sociológico, etnográfico" e até, de forma indirecta, económico, para "a qualificação da sociedade portuguesa".

Boa malha Universidade de Coimbra! E lá estaremos para ver e aplaudir.

 

Nenhum comentário: