sexta-feira, setembro 05, 2014

Para Descansar a Vista

Ontem não passei por aqui, os trabalhos para o projecto do Dia Mundial do Correio, à volta com a exposição das Tapeçarias de Portalegre assim o obrigaram.

Mas hoje aqui estou para vos dar poesia (queriam dinheiro? Tenham paciência...).

Na altura em que se aproximam os 250 anos de nascimento de Manuel Maria Barbosa du Bocage, aqui vão mais alguns poemas do Elmano Sadino:

Retrato próprio

Magro, de olhos azuis, carão moreno,
Bem servido de pés, meão na altura,
Triste da facha, o mesmo de figura,
Nariz alto no meio, e não pequeno.

Incapaz de assistir num só terreno,
Mais propenso ao furor do que à ternura;
Bebendo em níveas mãos por taça escura
De zelos infernais letal veneno:

Devoto incensador de mil deidades
(Digo, de moças mil) num só momento,
E somente no altar amando os frades:

Eis Bocage, em quem luz algum talento;
Saíram dele mesmo estas verdades
Num dia em que se achou mais pachorrento.

Bocage 

Já Bocage não sou!... À cova escura

Já Bocage não sou!... À cova escura
Meu estro vai parar desfeito em vento...
Eu aos céus ultrajei! O meu tormento
Leve me torne sempre a terra dura.

Conheço agora já quão vã figura
Em prosa e verso fez meu louco intento.
Musa!... Tivera algum merecimento,
Se um raio da razão seguisse, pura!

Eu me arrependo; a língua quase fria
Brade em alto pregão à mocidade,
Que atrás do som fantástico corria:

Outro Aretino fui... A santidade
Manchei!... Oh! Se  me creste, gente ímpia,
Rasga meus versos, crê na eternidade!

Bocage

Nota: Vitral com a imagem de Bocage é da autoria de Isabel  Fidalgo.

Nenhum comentário: