quinta-feira, junho 12, 2014

Começa a Feira

No país do futebol, onde o samba serve para acompanhar as alegrias das vitórias e o "chorinho" para ajudar a passar a tristeza das derrotas (mais a bela cachaça), começa hoje a maior das feiras de vaidades do planeta: o Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2014.

Por estranho capricho dos deuses parece que o "povão" brasileiro não tem aderido à Copa da maneira entusiástica que era esperada.

As manifestações e os protestos de cariz social sucedem-se, os "sindicatos de interesses" estão na rua, a classe média a quem o Presidente Lula deu pernas para andar e cotos de asas para aprender a voar, começa a esticar esses cotos de asas e repara - tal como as galinhas e perus domésticos - que  o "material" fornecido é mais para mostrar, ver e ser visto, do que propriamente para o serviço...

Nota: Segundo algumas mulheres,  o mesmo acontece a certos apetrechos penduratórios avantajados da anatomia masculina. Mas adiante que não estamos em Amarante.

E em função dessas constatações politicas e sociais em redor  do Mundial, aparece a interrogação:

-" Não se encontraria melhor aplicação para gastar os dinheiros da Copa?"

Serão cerca de 9,3 mil milhões de euros... daria concerteza para fazer algumas flores na Educação, Saneamento Básico, Assistência Social, Assistência Médica. 

Apenas para termo de comparação, o nosso Euro 2004 (quantas vezes também criticado) andou pelos 800 milhões de euros, e com esse dinheiro faríamos outra vez a Ponte Vasco da Gama e mais uns bons km de auto-estrada  (que é o que mais falta faz por cá, no burgo luso).

Estou porém convencido que em começando os jogos - a partir de hoje -  o ADN do povo brasileiro deve vir ao de cima, o entusiasmo pela "redondinha" e seus "castigadores" predominará e será a fúria de ver futebol e de ver a Selecção canarinha ganhar que substituirá a fúria social dos despojados.

Tal como no Carnaval, onde,  segundo dizem os entendidos "Até pilantra, malandro e safado metem feriado".

Não sei se será assim que vai acontecer.  Espero que tudo corra bem e com sorte para Portugal. Porque, como dizia o "papa" Pinto (da Costa):

- " Para ganhar alguma coisa no futebol tens de ter boa equipa, bom treinador, ordenados em dia, bom árbitro e uma pontinha de sorte... De nada serve o Árbitro marcar penalty a teu favor se o jogador atirar à barra..."

E nisto pelo menos tinha ( e tem) o Homem razão.

Prá Frente Selecção!

Lá para o meio de Julho recomeçamos a falar das coisas sérias. Tanto aqui , em Portugal, como no Brasil...

Nenhum comentário: