segunda-feira, setembro 30, 2013

À Laia de Rescaldo

À Laia de Rescaldo

Ganha PS, CDU e …CDS.

Perde o PSD (muito) e o BE (também muito para as suas aspirações relativas).

Com 137 a 143 Câmaras ganhas o PS arrisca-se a ganhar por maioria absoluta a Associação Nacional de Municípios. Nestas condições, e apesar dos percalços de Braga, Faro e Guarda, Tó Zé Seguro já pode começar a organizar a ida a Fátima.
Mas cuidado com o António Costa! Com o resultado astronómico de Lisboa o mundo parece estar ao seu alcance.

CDU e CDS cantam Vitória ( e com razão). Embora das 5 Câmaras conquistadas pelo CDS 2 sejam das Regiões Autónomas ( onde existem singularidades que todos conhecemos) não há dúvida que nem a falta de carácter do Líder retirou votos a esta direita. Mas o Tio Jerónimo também tem muitas razões para cantar de galo!! Loures, Beja, Évora e Silves acrescentam aos outros conhecidos bastiões do PC.

BE pode chorar e acusar a CNE e os MCS pela fraca visibilidade da campanha. Mas o que fica dos fracos resultados é a ideia que o Grande Chefe retirou-se sem deixar substituição credível. Francisco Louçã sabe tudo da vida política. Até quando se devia retirar em glória.

E o PSD? Bem, perde bastante em votos e em Câmaras. Perde na Madeira !! E só não perde mais (Faro, por exemplo) porque as Autárquicas são mesmo assim.

Grande vitória também para Rui Moreira no Porto! Talvez que com António Costa , Bernardino Soares em Loures, Basílio Horta em Sintra e Rogério Bacalhau de Faro (estes últimos pelo suspense até ao final da noite) sejam estes os grandes vencedores da noite de ontem.

Uma palavra para a inadmissível falha administrativa que causou o encerramento do processo de apuramento de votos pelas 4 da manhã de hoje devido ( e cito) a “falhas de comunicação”. Foram 71 contagens afectadas. E isto significa que apenas pelo final da tarde de hoje poderemos encerrar o processo eleitoral (com sorte).

 Falhas de Comunicação? Mas já chegámos à Libéria ou ao Balochistão (salvo o devido respeito)?? Pensei que Portugal ainda era na Europa… Um membro da EU…
O MAI deve explicações.

Nenhum comentário: