quinta-feira, setembro 13, 2012

Velhinho Vila Meã: As Teias da austeridade

Ontem não passei por aqui. Estive em reunião na Torre dos Clérigos com o Presidente da Irmandade e com os colegas do Porto, para estudarmos a melhor forma de comemorar os 250 anos da obra prima de Nicolau Nasoni, hoje Ex-Libris da Invicta!

Ao almoço fomos ali bem perto da sombra protetora da velha torre, à Rua dos Caldeireiros, visitar uma locanda velhinha - sob a égide do mesmo proprietário deste 1976, mas antes disso e desde tempos imemoriais já taberna e casa de pasto   - e que tem sido sempre sinónimo de bom "porto" e de afável acolhimento na vetusta cidade granítica.

Trata-se da:

Adega Vila Meã
Rua dos Caldeireiros 62
Porto
4050-137 PORTO

Telefone - 222082967

O bacalhau escachado é um prato típico da casa, mas também o polvo assado no forno, os filetes de polvo com arroz do mesmo,  ou os filetes de pescada com arroz de legumes. E sempre o cozido à portuguesa , os rojões (com ou sem arroz de sarrabulho) e o cabrito ou a vitela assada no forno. Uma casa muito simples, com um ar de adega de amigos, ambiente limpíssimo e serviço familiar.

Era um dos locais onde eu ia com o meu Pai comer ao Porto, juntamente com a antiga casa da Mamuda ( já nem me lembro do nome do restaurante)  e a famosa Abadia (das Tripas) na Rua do Ateneu!

Como entradas queijo da serra bom, sem frio, depois uma alheira de caça, excelente.  A sério comemos Rojões,  prato que ali se revelou completíssimo, com tudo a que temos direito e que pôs em sentido Rojões servidos  mesmo no Minho. Desde o sangue cozido à tripa enfarinhada , passando pelas belouras, pelo rojão propriamente dito, pelo fígado e pelo amabilíssimo arroz de sarrabulho para os apreciadores.

Bebemos uns verdes e rosés de Baião para limpar os dentes. E depois um Douro Tinto Crasto de 2009. Magnífico vinho em termos de qualidade face ao preço.

E por tudo isto , juntando 3 cafés,  pagou-se  - 3 pessoas - cerca de 60€

O problema é que fomos os únicos clientes quase até nos virmos embora... E à saída apareceu mais uma mesita com 4 senhoras turistas...

Num restaurante destes onde a marcação era indispensável!  Onde se fazia fila à porta...

Onde vamos parar Amigos? Mais uma casa à espera de fechar?

Não pode ser ! Este caminho não leva a nada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Era o Restaurante Montenegro, na Rua de Entreparedes (à Batalha).