quinta-feira, setembro 06, 2012

Sol na testa e vento no cabelo

Os carecas são boa gente (por norma).

Claro que há o Pierluigi Colina que não tinha ar de boa rês, e agora aparece-nos cá por casa de quando em vez mais um dessa raça - o Sr. Jürgen Kröger, representante da CE na Troika - por quem também não ponho as mãos no lume.

Mas fora isso é tudo boa gente: o Paolo, o Acácio, o Leiria Viegas, o Gervas, o Soares Rodrigues, o Armelim, etc, etc...

Sendo desprotegidos nas partes altaneiras do esqueleto, a esses amigos convém usar chapéu (vem à memória o magnífico panamá do Dr. Mário Soares) . Por outro lado, não têm que se afligir com o vento no cabelo.

Esta charla começa  assim porque acordei hoje a pensar que um dos remédios para os males dos países do Sul será usar aquilo que eles têm e que aos outros faz falta. Uma espécie de curar a mordidela do rafeiro com o pêlo do mesmo rafeiro...

Sol e Vento são fonte de energias alternativas, as quais, por efeito de colagem inevitável ao consulado de José Sócrates, parece que caíram hoje em desgraça.

Ora o que temos em barda é Sol. E se formos ali para os lados de Sagres, também não faltará o Vento. Em Sagres faz-de o dois em um naturalmente. Mas não só: Guincho, Lourinhã, Nazaré, Aguda, Moledo, e por aí fora. E, não pretendendo estragar as praias com a poluição estética decorrente, basta afastarem-se uns km para dentro que as circunstâncias não se alteram muito.

Bem sei que ainda não são rentáveis estas alternativas, que o zé povo (que já tanto paga) provavelmente não as deveria co-financiar através da fatura da EDP, e etc, etc... Até o Sr. Governo veio agora retirar os benefícios fiscais à sua implementação por empresas e particulares.

Mas não deixo de pensar de mim para comigo que abandonando essa vertente alternativa  energética estamos a ficar para trás num dos poucos pontos do desenvolvimento das sociedades onde éramos do pelotão da frente... e mesmo que se descubra pitrol no Alentejo e gás natural ao largo de Olhão, essas reservas não vão durar para sempre.

Leiam aqui sff:

http://www.energybulletin.net/stories/2011-05-30/cia-accurately-predicted-how-long-world-oil-supplies-would-last%E2%80%94-1978

A CIA tinha já previsto em 78 que as reservas existentes durariam, no máximo, entre 60 a 90 anos.

- "60 a 90 anos, mesmo a contar de 1978,  não é problema meu!!"

Dirão alguns leitores.

Pois...  E eu respondo:  -"Cum caraças!"

Nenhum comentário: