quarta-feira, maio 30, 2012

Um Mórmon na Casa Branca?

Mitt Romney será "o" candidato repubnlicano à Casa Branca, defrontando Barack Obama.

Mitt Romney é , para além de Republicano, Mórmon...

O que é um "Mórmon"?  Aqui vai um relato simplificado desta fé relativamente recente, criada por Joseph Smith , em 1820,  e que tem a sua "Roma" em Utah - Salt Lake City:

"Os mórmons são cristãos, com o  nome oficial: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É verdade que os mórmons não se consideram “protestantes”, pois não protestam a igreja católica; as duas religiões têm trabalhado juntas em projetos humanitários e outros. É também verdade que não se consideram “cristãos renascidos”. Embora acreditem que se deve mudar o coração para vir a Deus e que se deve nascer de novo espiritualmente. A fé SUD (Santos dos Ultimos Dias) em Cristo é baseada na sua vida como descrita no Novo Testamento. Os Mórmons também acreditam que após a sua morte e ressurreição em Israel, o Cristo então glorificado visitou outros povos, inclusive um povo do antigo continente americano. O relato desta visita pode ser encontrado no Livro de Mórmon."

Não obstante todo o respeito que temos que ter sobre as crenças dos outros, sejam elas quais forem, esta história dos Mórmons ou SUD's tem sido relativamente parodiada por causa da poligamia que era atribuída aos seus "elders" (hoje oficialmente abolida). Viram a excelente série "Big Love"?

Outro dos aspetos mais conhecidos da religião Mórmon tem a ver com a obsessão pelos registos de nascimento: Os SUD acreditam que por meio do trabalho realizado nos Templos as Famílias - mortos e vivos - podem  ser unidas para sempre. 

A Igreja possui a maior biblioteca genealógica do mundo, a Biblioteca da História da Família em Salt Lake City, Utah. Está aberta ao público e oferece acesso a milhões de volumes de registos de nascimento, casamento, morte e outros.Todos esses serviços são gratuitos.

Fora isso tudo e pruridos à parte, Mitt Romney lá está de pedra e cal à frente da "burricada" gringa.

Espero bem que perca as eleições. Não por ser Mórmon , está claro! Por mim até poderia ser animista que estava tudo bem... Aqui o problema é ser mesmo Republicano nos USA...

Porque republicano sou eu aqui em Portugal! Mas se votasse nos USA seria Democrata! Elefante é que era!

Nenhum comentário: