quinta-feira, maio 03, 2012

Le Chauffage et le Chômage

No "Combat des Chefs" de ontem à noite o mais importante terão sido as tiradas de ambos em redor daquilo que mais preocupa os granceses neste momento: Os custos da energia (para o "chauffagezinho das maisons") e o Desemprego já a passar os 10% (que sortudos, diremos nós!!)

Parece que o debate - de acordo com vários analistas - terá saído empatado ou até com ligeira vantagem para F. Hollande. Não sei bem se estou de acordo. Sarkozy é um ator consumado e naquela posição , de frente para as câmaras, é melhor, muito melhor do que François Hollande...

Hollande, por sua vez, é mais honesto e mais simplório. Pode ser que com os anos e com o poder se transforme, o que seria ao mesmo tempo bom sinal (teria ganho) e mau sinal (estaria acomodado).

De todas as formas, e não sendo eu gaulês, mesmo assim não vejo como o debate terá resolvido alguma coisa. Os 6 ou 7 pontos de vantagem de Hollande sobre Sarkozy devem manter-se.

Mas esperemos pelas sondagens depois de ontem à noite.

Os entrevistados vinham de fato cinzento escuro e camisa branca ambos. Mas Sarkozy com gravata azul escura ligeiramente pontilhada também em azul e Hollande de gravata cinzenta lisa "ton sur ton" sobre o seu fato. Ambos muito discretos e eficazes. Os nossos poderiam aprender com eles. Nada de gravatas berrantes.

Uma última reflexão sobre o serviço público que a RTP-N e a SIC Notícias fizeram, transmitindo em direto: Muito bem e muito obrigado, mas nota-se que a tradução simultânea não é resposta para debates com vivacidade e interrupções... Logo que dei conta disso passei para a TV5 Europe.

Nenhum comentário: