Para os que não trabalham nesta Terça feira ( e ainda serão alguns, protegidos por AE - como no caso dos CTT - ou simplesmente trabalhando em autarquias que deram a tolerância) aqui vai uma sugestão barata, a condizer com os tempos que atravessamos.
Jardineira de Vitela à minha moda (leva cerca de 2 horas a fazer)
Ingredientes para 4 pessoas:
Sal, louro picado, pimenta preta, duas colheres de sopa de tomate pelado ou de massa de pimentão. Azeite extra virgem que baste. Um cálice de vinho moscatel.
Como fazer: espalham-se as cebolas migadas pelo fundo do tacho (que convém ser de ferro ou alumínio fundido, ou barro). Acrescenta-se o alho, as colheres de tomate pelado, o louro picado , uma mão cheia de sal grosso. Coloca-se logo em cima o toucinho e o chouriço, bem assim como as rodelas de cenoura. Deita-se azeite do melhor e puxa-se em lume baixo. Ao fim de 10 minutos a fervilhar lentamente refresca-se com o cálice de moscatel e deixa-se de novo esturgir mais um pouco até à cebola ficar transparente, mas não castanha. Deita-se a pimenta preta.
Feita a puxadinha leve podemos deitar a carne e as batatas , alternando ambas para misturar bem. Depois no final as ervilhas ( sem descongelar) e o feijão verde.
Nota: Se a carne for mais rija, valendo pela gelatina que desprende, então devemos fritá-la uns minutos na "puxada" antes de introduzir as batatas.
Sempre em lume médio\baixo deixa-se apurar no mínimo uma hora . Vamos provando e retificando de sal e pimenta. De vez quando abanamos o tacho para não pegar. Em caso de necessidade acrescentamos água morna em concha, pouco a pouco.
Muito importante: O tacho deve ser suficientemente grande para que o conteúdo se misture bem sem "apertos"...
Foi o nosso almoço de Domingo passado. E bem bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário