quarta-feira, fevereiro 08, 2012

A Briosa outra vez no Jamor!

A Académica de Coimbra, a velha Briosa, regressa ao Jamor depois de 43 anos de ausência.

A última vez que lá esteve na final da Taça de Portugal foi em pleno luto académico por causa dos dislates cometidos contra os Estudantes da  Universidade . Leiam aqui sff os detalhes destas jornadas gloriosas de resistência, onde sobressaem alguns nomes que hoje - para o bem e para o mal - ainda andam por aí...

http://210coimbra.blogs.sapo.pt/1383.html

A Final histórica da Taça de Portugal foi a 22 de Junho de 1969. Assisti com o meu pai, tinha eu 13 anos, e nunca mais me esqueci.

Primeiro, por causa da imensidão de capas negras presentes, depois pelos comunicados que distribuíam por todos os participantes. De seguida pela presença impressionante também da Polícia. E finalmente pelo próprio jogo, um dos primeiros a que assisti ao vivo.

A Académica, por todos os motivos, teria merecido ganhar a Taça, mas...esqueceram-se de avisar o Eusébio...

A grande equipa da Briosa tinha Quinito, Rui Rodrigues, Gervásio, Alhinho, Artur Jorge...No Glorioso alinhavam  José Henriques, Humberto Coelho, Mário Coluna, José Torres, Simões, Néné, Jaime Graça , Raul Águas e o inevitável "King".

O Benfica ganhou por 2-1 , com um golo de Eusébio já no prolongamento.

O Américo "corta-fitas", com medo da Académica sair vitoriosa e de ter de entregar a Taça ao seu capitão,  não apareceu n o Jamor, pela primeira e ( tanto quanto sei) única vez na história da competição. 

Esta  Final também não foi transmitida pela TV...Se calhar para não filmarem os cartazes que apareciam em todo o lado.

Para mim foi um deslumbramento! O meu Benfica tinha ganho!  De política nada sabia naquele tempo...Mas no comboio de volta a casa o  meu Pai lá me foi baixinho dizendo algumas coisas...

Nota Final: O meu pai - que trabalhava no Ministério das Obras Públicas, mesmo em frente à estátua do D. José - contava-me que quando a Briosa vinha a Lisboa para jogos grados a malta das repúblicas saía em Santa Apolónia, caminhava  até ao Terreiro do Paço com fardos de palha às costas que  punham por baixo do cavalo do D. José e faziam discursos apropriados à "conjuntura".
Se hoje em dia se reatasse esta rábula era capaz de ser engraçado... Mas em vez dos fardos de palha se calhar traziam apenas uma embalagem de palhinhas chupa-chupa... É a crise.

Nenhum comentário: