segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Começou a época da Bicha

Bicha Lampreia, amigos, está claro!

Neste fds lá estive em Abrantes na preparação da primeira lampreia do ano. Estão a 25 euros cada uma, pagas ali mesmo aos pescadores nas localidades ribeirinhas do nosso Ribatejo. Não se pode é escolher o sexo à vontade... (Embora haja quem diga que se comprarmos duas, ou mais, já parece ser possível que  uma ou outra seja ovada).

O amigo Álvaro tratou do chato da coisa (preparar a lampreia, limpá-la,etc..). Depois fazer o tempero. Aquele que usamos é sempre o mesmo: o próprio sangue, está claro, vinho verde tinto, sal, pimenta preta, salsa, alho picadinho, um tudo nada de cravinho. E assim fica de um dia para o outro.  Quando cheguei foi só fazer um esturgidozinho muito simples, pô-la já cortada aos pedaços uns 15 minutos nesse esturgido  a que devagarinho se acrescenta o molho do tempero. Depois voltar a põr no tacho, reduzir o lume e ficar a estufar em lume brando por uma hora , mais ou menos.

Como era a primeira do ano não acrescentei arroz (gulosos!!). Comemos assim mesmo, retirando os pedaços para cima de uma fatia de bom pão artesanal da zona, torrado ou não, conforme os gostos.
 E, embora algo magra ainda, estava bem boa! (também podia ser do desejo...Como era a primeira do ano...).

Já agora para quem passe por aqueles locais - Abrantes, Sardoal, Vila de Rei - existe uma Cooperativa de Linho (onde se podem comprar artigos de grande qualidade em linho) e pegada a ela uma fábrica de pão e doces característicos da zona que é extraordinária, utilizando ainda a farinha moída à antiga e fermentos tradicionais. Fica na localidade de Alcaravela. E a referência da Cooperativa é Artelinho.
Podem ver aqui: http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvRegArtigo.asp?reg=339833

 O ano está mau para as lampreias, porque a chuva não apareceu e assim as alimárias  não comem e não engordam tanto.

Mesmo assim cá me encontram à espera do que me aparecer no Prato. Seja em Ponte de Lima (Carvalheira) , em Entre-os Rios (Miradouro e Pensão Aliança),  em Carrazeda (Calça Curta), no Chico Elias de Tomar (por encomenda). E aqui mais perto, no Solar dos Presuntos ou na Tia Matilde , em Lisboa.  No Beira Mar de Cascais ou até no Cima's, onde o amigo José Manuel utiliza vinho velho para a confecionar.

Nenhum comentário: