terça-feira, outubro 04, 2011

É só fumaça! O Povo é Sereno!

Vinha ontem do meu habitual Bacalhau das Segundas feiras (lá na Tertúlia) quando antes de entrar na 2ª circular, ali pelas redondezas do estádio de Alvalade,  vi dois automobilistas "à caça" um do outro por entre o trânsito que já circulava espesso a essa hora do início da tarde. Finalmente imobilizados pareceu-me que iriam desatar ao murro e à bofetada. Engano meu. Pararam, saíram das viaturas, disseram uns impropérios um ao outro, e...seguiram viagem, cada um para o seu lado.

Este anti-climax deixou a malta que observava estarrecida e nem sei bem se também algo desapontada. Uma cena de faca na liga com socos e pontapés é sempre espectáculo fora do normal e quem pode aproveita qualquer distracção nos dias que correm. Sobretudo das que são à borla.

Uma "senhora" que vinha na rua a puxar um saco de rodas disse alto:
- "É só fumaça! Gastaram o combustível todo nos preliminares e já não chegou depósito  para os finalmentes! Frouxos!"

Lembram-se do velho Almirante Pinheiro de Azevedo, aos gritos no Terreiro do Paço?
-"Granadas?! Não Senhor! É só Fumaça! Calma que o  Povo é sereno! O Povo é sereno!"

Devo dizer que foi o que me veio logo à cabeça... aquela cena "macaca" dos idos de Abril, quando os sobressaltos do PREC levavam a isso e a coisas piores, como o caso do cerco à Assembleia da República. A 12 de Novembro de 1975, uma grande manifestação de operários da construção civil, algumas dezenas de milhares, cerca o Palácio de São Bento, em Lisboa, onde se reunia a Assembleia Constituinte. O cerco dura dois dias.
Nessa altura o mesmo personagem (Pinheiro de Azevedo) cunhou mais uma das suas frases lapidares que ficaram para a história da Revolução, respondendo aos operários que o apelidavam de "fascista"::
-"Bardamerda para o fascista! Chateia-me estar sequestrado! Não gosto e pronto! Bardamerda!"

Mesmo naquelas situações complicadas , com a lembrança da PIDE ainda bem viva, o Povo foi mesmo "sereno" como dizia o outro... Porque é que agora se admite que possa ser outra coisa diferente?

Vem tudo isto à baila para comentar aquela história da PSP e do SIED andarem "infiltrados" nem sei por onde, mas suspeito que seja nos Sindicatos, esses antros de comunas e socialistas que já deviam ter sido ilegalizados pela Troika, e talvez também nas Associações de Estudantes, poços de iniquidade e tabancas de terroristas...

Essa "infiltração" terá por objectivo controlar e prever as manifestações de massas que se esperam face às medidas de austeridade. As autoridades, a quem nunca deve faltar a cerveja e o pão (já aqui tivémos essa conversa que metia a Guarda Pretoriana do estertor dos Césares, lembram-se?) estariam então prontas para actuar em antecipação, dando ordem de prisão aos principais "cabecilhas" desta perigosa marginalidade organizada.

Mal comparado, tal como os SEALS fizeram na operação que liquidou Ossama Bin Laden...

Haja santa paciência! Tenham é o bom senso de acarinhar os Sindicatos, a CGTP e a UGT, porque manif que seja por elas organizada já se sabe que será ordeira e cumpridora da lei.

Será possível o medo (por parte do poder) ser já tanto que obriga a estes extremos ridículos? Isso sim, é preocupante pela insegurança e ansiedade que revela por parte de quem nos governa. Se têm medo
comprem um cão...

Alguém conhece um bom cão que se ofereça ao Dr Passos Coelho e ao seu Ministro Miguel Macedo? Pode até ser um Yorkshire Terrier, que face à dimensão extraordinária do "perigo" já daria para os sossegar... E assim nos deixariam em Paz.

Anda Bobby que já enganámos mais um.

2 comentários:

JCalado disse...

Dos fantásticos tempos do PREC, recordo um outro episódio com Pinheiro de Azevedo: ele era o primeiro-ministro do governo que declarou greve. É verdade! Não sei se é caso único na história da humanidade, mas Portugal, país original como poucos, já teve um gover no em greve. Quanto á manifestação do povo é sereno, recordo-me bem dela, pois estive presente "in loco". Outros tempos, em que os putos de 12 anos se (também) entretinham com manifs...
Em véspera de feriado (viva a República!), e possivelmente em vésperas de bancarrota grega, não estou para me chatear, por isso, remato este comentário com uma questão: onde é que o caríssimo blogger arranjou a fotografia do cão do Paulo Portas?

CSilvério disse...

Bom dia

Mas o PM, ainda candidato, tinha 4 caniches, salvo erro. Entretanto parece que já reformou 3 deles, não sei se por idade ou por incapacidade para a "função".