segunda-feira, janeiro 17, 2011

Tachos de Fim de Semana

Neste Sábado fiz um Arroz de Galinha com uma galinha pica no chão, lá da quinta.  Juntei umas azeitonas pretas descaroçadas e partidas em quartos na puxadinha antes de introduzir o "carolino" assim como duas salsichas brancas Bratwurst , também elas partidas aos bocadinhos. E resultou bem!

No Domingo parti à descoberta de novos sabores. Tinha deixado de véspera temperados escalopes de porco preto (Montaraz). O tempero foi um pouco diferente do habitual: apenas vinho branco, pimenta, alho  e ...mostarda à antiga, com aqueles grãos à mostra.  Envolvi os escalopes na mostarda e reguei com o branco, salpicando de alho picadinho e de uns nicos de pimenta moída.

No dia seguinte juntei uma cebola bem picada a mais dois dentes de alho finamente cortados, puxei em azeite do melhor e introduzi uma mão de sal. Com a cebola dourada meti no tacho vários cogumelos pleurotes partidos, meia embalagem de tomate cherry pequeno inteiro, 4 chalotas partidas ao meio e duas embalagens de batatas VitaCress Primor das mais pequenas, depois de bem lavadas, mas mantendo a casca. Deixei apurar mais um pouco. Por fim coloquei por cima os escalopes (bem finos) com a respectiva vinha de alhos e mostarda.

De vez em quando levantava a tampa do velho tacho de ferro e mexia, para que os escalopes ficassem bem passados.

Ao fim de uns 45 minutos estava o guisado pronto a ir para a mesa. E para quem aprecia o sabor acre da mostarda antiga estava de se lhe tirar o chapéu! Com um molho bem grosso que só os míscaros ou os pleurotes permitem fazer, acolitados da boa cebola picada. lá da quinta.

Nenhum comentário: