quarta-feira, dezembro 29, 2010

Olha que Pôrra!

Chegado a Nelas logo me deram a notícia de que o CEVVN só atendia mais "clientes" a partir de 4 de Janeiro... Lá ficou a nossa pinga para análise mais tardia... Inquirida a questão do desmando ficámos a saber que havia ...falta de material para fazer as análises. Quem manda (ou desmanda, neste caso) não tinha enviado o material a tempo. Dá para acreditar??!!
Já meio desconfiado e em cima do balcão onde voltei a comprar o Tinto de 2005 e o Branco de 2006 (12 garrafas por menos de 45 euros!! E muito bons para o dia-a-dia!) inquiri a Engª sobre a venda dos anos de 2007 e 2008 (no Dão excepcionais). A resposta quase me deixou sentado no chão:

 - "Não temos já vinho desses anos. Como não possuíamos garrafas nem rolhas, foi todo vendido a granel. Agora já nos deram o dinheiro para as garrafas e para as rolhas, pelo que engarrafaremos o tinto de 2009 e o branco de 2010 lá para Abril. Já os poderá comprar daqui a um ano."

Olha mas qu'a ganda Pôrra!! Tão a brincar com o pagode ou quê??!!

Bem sei que o Centro de Estudos não é um supermercado nem sequer uma empresa vinícola com venda à porta da Adega, mas c'um raio se estavam (eles e nós) habituados a fazer um miminho aos transeuntes e ao mesmo tempo a dar a conhecer o extraordinário trabalho que ali fazem, seria por falta de uns patacos para garrafas e rolhas que mudaram a estratégia?

A mim cheira-me mais a meandros (não do Vale Meão) mas sim das burrocracias deste Estado. Ou isso ou então a P*** da crise ainda é mais abrangente do que pensávamos.

Não há Direito, nem Jeito, nem Maneira!

Mas houve...

Ala para Vila Nova de Tázem. Ali se enfeirou um tinto Pedra da Orca de 2007 , Reserva , de Touriga, Alfrocheiro e Tinta Roriz, em garrafa de 3 litros, por cerca de 25 euros (roam-se aí com inveja!) e mais 6 garrafitas do branco Pedra da Orca de 2007, por cerca de 2 euritos cada garrafa (He, He, He!).

Fazem sempre falta em casa  uns vinhitos para o dia-a-dia dos sábados e domingos, nem sempre rainha nem sempre galinha!

E foi o que salvou esta manhã miserável. Isso e o Almoço, umas belas postas de garoupa que nunca tinha visto congelador, simplesmente cozidas em vapor  e acompanhadas com as couves e as batatas aqui da nossa horta. Couves tenras e doces , de chorar por mais, e que estão mesmo a pedir um Cozidinho à Portuguesa lá mais para o Sábado!

A acompanhar,  o nosso branco de borrada das moscas (bical),  e encruzado. É de 2009 e está bem bom.

Nenhum comentário: