segunda-feira, junho 01, 2009

O que se come na Bulgária

Este País, de clima temperado e semelhante ao nosso e com - dizem, porque eu não a vi - uma excelente costa marítima bordejando o Mar Negro, foi ocupado pelos Tártaros logo no início da nossa era, e depois caíu sob domínio turco durante 500 anos... Não admira que muitas das suas tradições e comeres tenham raízes nessas duas culturas hegemónicas: a das estepes russas e a da "Sublime Porta".

A refeição inicia-se tradicionalmente com Rhaky, um bagaço semelhante ao nosso, servido gelado e com mais ou menos tempo de barrica . Aviso à navegação: se saírem com um búlgaro e este for anfitrião, preparem o fígado, porque os copos de rhaky são a forma dos búlgaros darem as boas vindas aos seus hóspedes e quantos mais se emborcarem mais contentes eles ficam... Contentes e...borrachos...

Depois da medieval "bagaçada" comem-se saladas de temporada: pepino, tomate, pimentos, tudo em crú, polvilhadas de queijo branco de vaca, ralado , partido aos bocados ou simplesmente fatiado. Este queijo, tal como os diversos produtos lácteos - não se esqueçam que o Yogurte foi aqui inventado! - é soberbo.

Segue-se um prato de legumes fritos em polme. Podem ser (de novo) os Pimentos vermelhos ou amarelos, ou até courgetes, ou ainda ervas do campo em esparregado, que depois são envolvidas em farinha , passadas por ovo e fritas. Disto, francamente, gostei menos...

Por fim, a carne ou o peixe (este não comi, pois vinha nas cartas dos restaurante que frequentei que era "importado" e tive algum receio de por lá apanhar algum Robalo com sotaque de Peniche...). Mas as carnes seguem o paradigma turco ou grego, com a infinita variação das almôndegas, moussakas e outras carnes picadas, em cujo recheio se integram sementes ou até pimentos e tomates secos cortados finos.

Tem a Bulgária vinho branco e tinto com alguma qualidade. Gostei sobretudo dos brancos com a casta alemã Gewürztraminer a predominar. São muito aromáticos (líchia e maracujá em predominância) e agradáveis para o final de uma tarde quente.

Uma refeição com estes três pratos, uma garrafa de branco e a inevitável "bagaçada" inicial, ficará em Sófia , num restaurante médio, por cerca de 50 a 70 Levs (mais ou menos 25 a 35 euros).

Já não é barato para um país com infraestruturas péssimas (estradas que mais são caminhos empedrados), onde os dinheiros da UE estão agora a chegar, mas onde o ordenado mínimo ainda é 240 Lev (120 euros...).

Tem paisagens magníficas e ouvi dizer, porque não fui lá, possui Resorts balneares no Mar Negro de cair para o lado...

Mas a preços da UE desenvolvida , segundo também me disseram...

Nenhum comentário: