segunda-feira, junho 01, 2009

A 10ª Assembleia Geral da WADP


Lá estivémos reunidos durante dois dias em Sófia, no Palácio da Cultura cuja fotografia vai ao lado, aproveitando a realização da BULGARIA 2009, uma Exposição Europeia de Filatelia com Patrocínio FEPA e os Auspícios da FIP.

Fazia parte do programa desta Xª Assembleia Geral a discussão do Plano de Desenvolvimento da Filatelia da União Postal Universal para o período entre congressos : 2009-2012.

Também se fizeram apresentações técnicas, desta vez a cargo dos Editores de Catálogos MICHEL e Stanley Gibbons, bem assim como uma apresentação da conhecida firma Leuchturn (Farol) a mais antiga e importante manufactura de álbuns filatélicos e apetrechos para coleccionadores.

Como novidade o facto de Portugal ter proposto ( e também pela iniciativa de Marrocos) a atribuição de um troféu para a nova Classe de Operadores Postais. Esse troféu seria apresentado por Portugal (design) à UPU e, se aceite, seria atribuído pela primeira vez na PORTUGAL 2010.
Apenas como curiosidade apresento o Plano de intervenções da WADP que lá foi aprovado:

2009 - Buenos Aires - Workshop para países de expressão espanhola. Tema: falsificações e emissões abusivas.
2010 - Manama (Bahrain) - Discussão do projecto de divulgação filatélica da UPU com a Comissão Permanente Árabe Postal.
2010 - Johanesburg (Àfrica do Sul) - Workshop para países africanos de expressão inglesa. Tema: A divulgação da Filatelia para a Juventude.
2011 - Local a definir na Federação Russa. Workshop sobre MKT filatélico para os países de expressão russa.
2011 - Local a definir no Extremo Oriente - Ainda a confirmar a realização de um workshop sobre Tema de Filatelia que interesse aos países locais.
2012 - Caraíbas (em local a definir) - Worshop sobre Emissões Abusivas, Ilegais e Selos fraudulentos. Nota: É neste momento nas Caraíbas que se assiste à maior expansão deste tipo de ilegalidades filatélicas.
2012 - Portugal (em cidade a definir) - Workshop sobre Divulgação de boas práticas filatélicas e organização de Planos de Emissões para os países de expressão portuguesa.

Tivémos também a grata surpresa da IFSDA (Associação dos Dealers, Comerciantes Filatélicos Mundiais) ter anunciado que faria o seu Congresso em Lisboa, durante a PORTUGAL 2010.

Com o Congresso da FIP serão já dois acontecimentos de envergadura a pesar na nossa Mundial.

Nenhum comentário: