sexta-feira, junho 26, 2009

O Poder da PT alastra à TVI


30% da TVI. 150 Milhões. Estes os números que ontem circulavam nos jornais àcerca da potencial tomada de posição da PT no capital da TVI.

Depois, em redor da decisão já tomada ou ainda debaixo de escrutínio, vieram também os rumores de que não seria inocente politicamente este investimento em conteúdos por parte da grande operadora de telecomunicações: José Sócrates teria "impulsionado" o negócio como forma de se ver livre das alfinetadas semanais do casal Moniz e Botox.

Não sabemos se é verdade, mentira ou se - como será o mais natural - terá uns pós de verdade e outros tantos de fantasia esta eventual manipulação da PT pelo 1º Ministro.

O Estado tem na PT 500 acções. Mas são "Golden Share" o que lhe permite nomear alguns Administradores, de entre os quais o Presidente do Conselho (actualmente é o Dr Granadeiro).

Mas também controla mais capital da PT através das suas outras participações, v.g. na CGD.

Seria esta uma alavanca suficiente para mandar accionar um investimento de 150 milhões numa empresa de capital privado?

Duvido... a não ser que a decisão de investir nos conteúdos já há muito estivesse a ser analisada pela mente brilhante mas um pouco tortuosa de Zeinal Bava, o CEO da PT e aquela figura que verdadeiramente "manda" na companhia...

Depois, depois foi o que ouvimos, vimos e lemos: A Drª Manuela Ferreira Leite a insurgir-se, o Sr PR a fazer suas as queixas da pupila e a exigir comentários e transparência, a entrevista de Zeinal Bava na RTP e por aí fora.

A vingança sobre a Direcção Geral da TVI (prato que, como todos sabem, tem mais sabor se comido frio) deve ser uma tentação para José Sócrates. Admito mesmo que daria de bom grado não 150 milhões, mas mais uns 50 em cima daqueles só para poder humilhar publicamente o tal "casal"...

Agora , ter à mão de semear uma qualquer PT que lhe fizesse esse grande favor sem ter a sua própria agenda , esta já com os tentáculos virados para aqueles lados? Isso não me parece, francamente, possível.

"Les beaux esprits se rencontrent" ...E foi o que se teria passado: vontade de expansão da PT na área de conteúdos televisivos, sorriso alvar do PM ao saber (claro que sabia!!) e pronto, estava prestes a completar-se um "encontro de vontades".

Quem teria dado com a boca no trombone? Sabemos que o "Público" e o "I" tinham jornalistas a investigar este caso há já algum tempo, mas quem lhes teria dado a "dica"? Algum PSDista conhecedor do potencial envolvimento e desejoso de cravar mais alguns pregos no caixão do PM?

Ou...mais maquiavélico, mas também verosímil neste mundo cão onde estamos metidos, teria sido a própria Prisa (actual proprietária da TVI) a deixar escapar a informação como forma de pressão para que a PT não "largasse este osso"?

Há até quem diga que o próprio "casal maravilha denivite branqueadora" poderia muito bem estar na génese da fuga informativa... Porquê? Porque o despedimento airoso de José Eduardo Moniz estaria já decidido pelos patrões da Prisa e assim , desta maneira e depois das intervenções do Presidente da República e da Drª Manuela Ferreira Leite , muito dificilmente essa situação poderia ocorrer AGORA sem que fosse logo interpretada como a tal "vingança política" ...

É Portugal, nada parece mal...

2 comentários:

Anônimo disse...

Abram os olhos seus OTÁRIOS.
Desde do inicio desta história... que se percebeu logo que o verdadeiro objectivo do senhor Zeinal Bava era levantar a lebre da golden share!...
É o velho truque: o que dá prejuízo deve ser nacionalizado... o que dá lucro deve ser vendido a interesses inconfessáveis...

Anônimo disse...

Quanta ingenuidade e quanta candura? Em gente "tão esclarecida" e conhecedora do mundo dos negócios cá nesta santa terrinha?!!Ninguém sabia de nada!!! e com os ares mais incrédulos foram surpreendidos( ah deve ser do Alzheimar, como no caso BPN,no BPP e no BCP?!!) pelo negócio, de algo que vale 80 milhões, mais coisa menos coisa e está a ser negociado( desde Janeiro ao que parece)por 150 milhões e o senhor responsável por uma golden share( para que é necessária? se não quer saber dos negócios?), não sabia de nada!!! nem pretendia alterar, longe disso, o editorial da TVI, nem o incomoda tal editorial?!!!( Quem não deve não teme e a verdade é como o azeite?Será mesmo?)
Que se digam baboseiras impunemente, é lá com eles, mas querer fazer acreditar o Zé Papalvo, em bruxas, adivinhos ou E.T.s já raia o descaramento e depois candidamente querem que o Zé Pagode vá votar?.....com espectáculos destes?!
Porca Miséria, mas será disto que temos, de suportar? Haja um pouco de senso, mas lá diz o Ditado que "uma lição num cara se sola é uma barrigada de riso" e o circo vai continuar até quando? Se de um lado chove, do outro dá vento...Para e mentira ser segura e trazer profundidade há que trazer à mistura qualquer coisa de verdade....mas o que é a verdade?Há grande Ivone. Isto é que vai uma Crise?Pr`á esquerda?Pr`á Direita? Pr`ó Centro? Mas de quê? De alternativas?De bom Senso? De senso Comum?De SERIEDADE;COMPETÊNCIA;RESPONSABILIDADE,RESPONSABILIZAÇÃO?RESPEITO PELA INTELIGÊNCIA DOS OUTROS?......BASTA DE CIRCO....Concordo, que em Portugal vale tudo, já não sei se até já não vale tirar olhos?....mas que querem que acreditemos em bruxas e sejamos crédulos, lá isso parece que é o destino, fado ou maldição?...será que terá de ser sempre mais do mesmo? Daqui para a frente é que vai ser....mas como vem aí o verão, pode ser que os "politicos" deste país vão a banhos e arranjem mais uma cenas hilariantes, a ver se isto anima, porque os factos são cada vez mais deprimentes.Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...ah! já me esquecia dos posicionamentos dos " homens da ciência económica e social" em dois grupos um a favor da reanálise dos Investimentos Públicos, outros "contra"( o keynes é que está a dar, a responsabilidade é do Liberalismo e da mão Invisível que não funcionou )....disse, Investimentos Públicos? ou será que o conceito é mesmo Investimento? Ou será aquele que interessa, conforme os interesses em presença? Pobre Coisa Pública, mas que mal fizeste para seres assim tratada? É o circo eleitoral de um processo Surrealista?Aguardemos, o que adiante se ouvirá? Mas Zé vai votar nem que seja em branco para demonstrares a falta de alternativas, a ver se isto realmente vai a algum lado, toma um rumo, aonde haja coerência, responsabilidade, transparência, distribuição mais adequada, Justiça...." aonde todos pegam nada custa, mas até o burro atira a albarda ao chão quando o peso é demasiado"....Que o Zé Povo, seja realmente no centro das acções e das decisões..." Voz que lá do vosso Império prometeis um mundo Novo, vê-de lá que pode o Povo querer um Mundo Novo a sério...BEM MERECE....mas há que fazer por ele...