segunda-feira, setembro 10, 2007

O fenómeno McCann


Não é que me falte assunto, mas quando li no Público um dos meus mestres, Vasco Pulido Valente , agarrar também ele nesta matéria ("et tu Pulidus?!") achei que - tal como 10 milhões de portugueses - não havia forma de evitar dar a minha opinião.

Opinião sobre quê? Resposta: " o Caso do desaparecimento da pequenina Madeleine McCann".

Mas como poderei fazer uma coisa dessas se:
a) Não sou polícia nem jornalista.
b) Não conheço a família em causa.
c) Não sou advogado nem oficial de justiça, nem tirei Direito.

Não é que a falta destas credenciais tenha evitado que o"Caso" seja comentado por todo o "bicho careto" a torto e a direito, em tudo o que é MCS . E a toda a hora. E até começar a enjoar...

Tal como o Futebol também o "Caso Maddie" entrou no domínio público e é alvo de comentários às mesas dos cafés , de Vila Real de Stº António a Vila Real de Trás-os-Montes. Só que a crítica ao árbitro ou aos treinadores acaba nas vésperas do jogo seguinte, enquanto que nós andamos nisto do "Caso MacCann" há precisamente 130 dias...

E não me venham dizer que é a conhecida inferioridade e atraso do bom povo português que tem provocado este fenómeno mediático! A circunspecta CNN abriu ontem os noticiários com a emissão em directo da chegada do avião dos "MacCann" a Inglaterra!!

Bom, também é verdade que a mesma CNN transmitiu em directo da Cova da Iria a declaração do Papa sobre o "3º Mistério da Fátima", mas mesmo assim ...

Eu, francamente, acho que é demasiada exposição mediática.

É demais para os Amigos e familiares que precisam (ou não?!') de sossego para fazer o seu luto. Para os dois pequenitos, irmãos, que nunca mais devem ter tido uma vida normal. Para o Pai e para a Mãe que - envolvidos ou não no desaparecimento - têm de estar em permanente sofrimento.

Se enorme deve ser o desgosto de perder uma filha morta por terceiros como é que acham que seja o de ter inadvertidamente morto essa mesma filha? E depois ter causado esta actual "mascarada"? Que até meteu visita papal?!

E devia ser também demais para todos os clientes das TV's, mas aparentemente não, e enquanto as audiências o justificarem os profissionais lá estão para dar ou inventar mais notícias.

A Verdade da Justiça talvez nunca se venha a saber . Reparem que mesmo noutro caso muito badalado, o da "Joana", e apesar das prisões efectuadas, nunca houve confissão, o corpo nunca apareceu e ainda hoje subsistem dúvidas sobre a autoria do desaparecimento.

Ouvimos todos os peritos dizerem ontem que a investigação deve ser feita pelos indícios físicos e não procurar a confissão dos arguidos , mas em minha opinião também não será por aí - através dos indícios - que mais longe podemos chegar. A "pista" está cada vez mais fria e excepto se se encontrar o corpo não me parece que haja caso provado.

Resta alguém falar... Que fale então quem sabe, até para descanso das boas consciências e quanto mais depressa melhor.

Mas, até essa altura , por favor calem-se os MCS's que vampirizam esta lamentável ocorrência, pois a decência e o bom senso já foram largamente excedidos na amplitude desta cobertura jornalística.

Nenhum comentário: