quarta-feira, agosto 01, 2007

O Fim do Sonho
















Morrem em 31 de Julho de 2007 dois gigantes do cinema mundial . Ingmar Bergman, o "psicólogo-mor" do cinema e Michelangelo Antonioni, o seu "sociólogo-mor".
Deixo para os especialistas os comentários eruditos a tais enormes personagens. E estes abundam em qualidade e quantidade, desde Fernando Lopes a João Bénard da Costa, passando por muitos outros especialistas da 7ª Arte.
Refiro apenas dois filmes que me marcaram: "Blow up" e "o 7º Selo".

"Blow up" é o retrato da vida em cima da navalha de um fotógrafo de moda (excelente interpretação de David Hemmings) posta no grande écran num maravilhoso filme quase sem diálogos realizado em Londres em 1966 por Antonioni.
"O Sétimo Selo" de 1956 e que vi no Monumental de gratíssimas memórias (lembram-se do 1º Star Wars, com a maquete da nave Xwing pendurada no tecto?) é mais introspectivo, como convém ao mestre, e relata a chegada à Suécia de um Cavaleiro vindo das Cruzadas e que ao deparar-se com o cenário mosntruoso da Peste Negra acaba por desafiar a Morte para um jogo de Xadrês onde a vitória lhe permitirá salvar a vida dos seus concidadãos. Portentoso Max Von Sydow no papel do Cavaleiro!!

Bergman e Antonioni viveram muito (mais de 85 anos os dois); viveram bem e maravilharam meio mundo (terão desagradado ao outro meio, mas isto é mesmo assim...)

Boa Viagem Mestres!

Nenhum comentário: