quarta-feira, agosto 22, 2007

Gastronomia Entre Serras 2 - A Nouvelle Cuisine "Beirã"?




E agora rumo ao "outro lado" da Serra, à encosta da Covilhã e de Belmonte, mais perto da Cidade da Guarda, cabeça deste distrito serrano, de Seia a Manteigas.

Falaram-me num novo Restaurante em aldeia pequena a 5\6 Km de Belmonte e Vale Formoso, o local de Valhelhas. Para lá chegar é tomar a inevitável A25 (a partir de Porto ou Aveiro) e "encanar" na A23 ou logo a A23 (a partir de Lisboa). A saída que procuramos -obviamente que no sentido da Guarda - dirá Belmonte. Já em Valhelhas o Restaurante fica mesmo no Largo do Pelourinho.


Restaurante Vallecula
Praça Dr. José de Castro
6300-235 VALHELHAS
Telefone - 275 487 123

Este Restaurante tem uma sala muito pequena mas muito bem decorada, e nele impera uma coisa engraçadíssima: uma cozinha de Autor à volta dos velhos conceitos da gastronomia serrana.

Tem ainda outra particularidade: Só serve Vinhos da Serra da Estrela (isto é, das duas encostas - Dão e Regional das Beiras cá deste lado da Covilhã). Aqui poderia ter uma escolha mais acertada , faltam-lhe, por exemplo, os Vinhos de Álvaro de Castro, sem os quais não se poderá ter uma Amostra competente do Dão.

Belos utensílios na mesa: copos , toalhas alvas e de bom pano, talheres de qualidade. Ardósia no chão e Xisto a forrar algumas das paredes. Instalações sanitárias impecáveis de bom gosto.

Sentará - no máximo - 12\14 pessoas esta Casa, mas a cozinha que pratica também não deve dar para satisfazer muitos mais.

Entradas: mousse de grão de bico e patê de bacalhau para barrar no pão; alheira de caça caseira com açorda.

Pratos Principais: Carne de vaca grelhada, com alho; Lombo de porco em ervas aromáticas com batatas guisadas, Pato Estufado e Braseado com esparregado e puré de maçã, Sopa de legumes com feijão. Bacalhau; Truta; Feijocas estufadinhas com chouriço. Carne de porco variada: entremeada, lombo e costeleta.

Sobremesas:Queijo da Serra e requeijão; Marmelada; Geleia; Leite-creme ; Arroz Doce e Doce de abóbora.

Comeram-se todas as entradas, com relevo para a grande qualidade da alheira, que vinha acompanhada de um pão redondo onde a açorda fazia a vez do miolo.

Depois veio o Prato Braseado (para duas pessoas por ser um pato inteiro) que estava muito bom. E os acompanhamentos - esparregado, puré de maçã e arroz de pinhões e passas - também muito bons e originais.

Arroz doce (bom sem deslumbrar, embora acabado de fazer) e Leite creme queimado ao momento (idem, idem pareceu-me mão ligeira no açúcar...Está agora na moda...).

Serviço muito simpático - do próprio dono da casa - mas que (sendo único) estará condenado a algum stress quando há enchente (quero dizer, as tais 10 ou 12 pessoas...).

Com uma garrafa de Espumante Cova Juliana (Covilhã) e Meio Jarro de tinto da Casa (S. Paio de Gouveia, era fraquinho...) mais os inevitáveis cafés, pagou-se 58€

Fica a boa ideia de renovar a Cozinha velha da Beira. Fica também a qualidade da confecção (sem dúvida excelente). Alterar a escolha dos Vinhos e Reforçar o "patrulhamento" da sala seriam as sugestões que eu faria ao proprietário.

Mas vão lá (obviamente RESERVEM!!) e digam coisas...

Nenhum comentário: