sábado, agosto 18, 2007

Comer em Vila Real




"Oh Maria do Carmo, traz mais posta que os Clientes estão a dar-lhe bem!!"

Em pleno Verão transmontano a oportunidade de conhecer algo de novo:

Restaurante Maria do Carmo
Gaspar Sameiro - Abambres
Distrito: Vila Real
Concelho: Vila Real
Freguesia: Mateus
Telefone : 259322407

Casa muito moderna, luminosa, cujo aspecto até nos fez temer estarmos em presença de um daqueles clones ibéricos de madeiras envernizadas e mármore, com vários "plasmas", que qualquer emigrante endinheirado se propôe logo construir quando regressa à sua terra...

Sentados à mesa - algo desconfiados, como disse - pedimos joelho de porca e posta mirandesa.
Informação imediata do cortez empregado de mesa:"- olhe que não vão conseguir comer as duas... trago o Joelhinho e depois logo se vê, está bem?"

Estava eu a escolher o vinho quando salta de novo o solícito servidor:"-gastar o seu dinheirinho para quê? Eu trago do Branco e Tinto da Casa que são aqui de Sabrosa e depois se quiser outros de marca logo os trago sem que tenha de pagar os da Casa".

E assim se fez. Branco excepcional para Vinho da Casa, Tinto um pouco mais pastoso, embora de sabor apaladado, talvez com casta Vinhão. Há quem goste dos vinhos assim "de mastigar" mas estamos no Verão... Por isso repetimos o Branco (de Malvasia e Viozinho, vim a saber mais tarde).

Entradas de enchidos Regionais assados (muito bons) e polvo de vinagreta (macio, como em Espinho).
Pão excepcional de mistura e só de centeio.

Quanto ao Joelho da Porca (com V. licença) não sei se lhes diga ou se lhes conte... Travessa de quase 70 cm de comprimento albergava o dito joelho assado no forno, mais as saborosas batatas pequenas, mais a couve portuguesa segada fina e temperada de azeite e vinagre. À parte um arroz de forno em tacho de barro.

Estava de lamber os beiços...

Ainda houve quem quisesse provar um pouco de Posta (alarve mesmo) e vai daí lá veio para a mesa 1\2 dose . Já comi mais tenra (esta vitela devia ser quase do tamanho da Mãe) mas nada a dizer do sabor nem do ponto da assadura. A 1\2 dose é que só mesmo vista... Deixaria a morrer de vergonha algumas doses duplas em restaurantes da nossa Capital.

Como sobremesa um Toucinho do Céu de Murça (a bem dizer estamos a poucos Km d sua origem) feito mesmo por doceira especializada de Murça. Nada comparável com arremedos lisboetas.

Preço? Bem com tudo isto que se lê - incluindo 3 garrafas de Vinho da Casa e dois cafés, houve necessidade de gastar tanto como: 36€!!!

Bom Apetite e vão lá que vale a pena a Viagem (quase que o que poupam a comer dá para a gasolina).

Tive pena de não poder provar as outras especialidades (Cozido no Inverno, Tripas, etc..) Ficará para a próxima oportunidade e atenção: O aspecto (neste caso do Restaurante) pode ser enganador...


Nenhum comentário: