quinta-feira, fevereiro 04, 2016

Sobre os enchidos, a carne e a OMS



Ainda estou um bocado ressacado de um monumental cozido à portuguesa que "entranhámos" em
casa de um bom Amigo, pelo que não sei se terei distanciamento e frieza suficientes para me pronunciar sobre assunto tão sério como a da questão das carnes vermelhas,  dos fumados, e sua relação com a saúde pública.
Mas é sabido que depois da questão do botulismo nas alheiras de certo produtor ( e que ia levando ao descalabro total da região produtora) faz falta uma reflexão sobre esta matéria que tenha em atenção as variáveis todas.

Sobre as carnes, processadas ou não, o que diz o relatório oficial é o seguinte:

O consumo de carne vermelha, como vaca ou porco, foi considerado como “provavelmente carcinogénico para humanos” e o consumo de carne processada, como salsichas, fumados ou enlatados, como “carcinogénico para humanos”, concluiu o relatório da agência internacional da Organização Mundial de Saúde que se dedica ao estudo do cancro (International Agency for Research on Cancer, IARC).

Vamos pôr o assunto em perspectiva:
- Segundo os mesmos relatórios oficiais, o consumo de carnes processadas pode ser responsável por cerca de 34 000 mortes por ano no mundo.
- Mortes causadas anualmente por acidentes de viação são 1,5 milhões , o tabaco é responsável por 1 milhão de mortes, o consumo de álcool explica 600 000 mortes e a  poluição fará mais de 200 000 mortes, também anuais. A gasolina com chumbo matava mais de 150 000 ao ano.

Não estou a ver os terráqueos a deixarem de passear ao ar livre, a deixarem o "carocha" em casa ou a cortarem totalmente com a "pinga", nas suas formas de vinho, cerveja, vodka, etc... Apesar do risco medido para próprios e terceiros ser muito maior nessas "actividades" do que com o consumo das carnes vermelhas ou processadas...

Uma coisa é a saúde pública, outra será a saúde privada, de cada um de nós. A poluição, o fumo do tabaco, a gasolina com chumbo* ( até 1986 no mundo civilizado. Mas ainda se utiliza no "outro" mundo) , são assassinos reconhecidos de terceiros, para não dizer de multidões. O álcool é-o potencialmente, quando por exemplo um condutor se mete num carro bem "aviado". 

Quem come um chouriço de vez em quando, numa feijoada,  ameaça  os outros? Só se for pela possível escapatória de gases pela porta dos fundos... Mesmo assim não morrerão. Podem é ter de basar dali, algo incomodados.

E quanto aos riscos reais para os próprios consumidores? Fizeram-se contas às probabilidades de risco de cancro colorretal com o consumo de carnes processadas.  Essas contas, feitas por especialistas no Reino Unido,  são assim:
Entre as pessoas que comem pouca ou nenhuma carne há 56 pessoas em cada mil no Reino Unido que podem desenvolver cancro colorretal.  Entre as pessoas que comem muita carne processada haverá 66 pessoas em cada mil que podem desenvolver este tipo de cancro.

Parece que o busílis da questão estará na quantidade e na frequência destes consumos. Um marmanjo que se alimente de enchidos de manhã, à tarde e à noite tem mais probabilidades de adoecer com estas maleitas. Mas também se está a pôr a jeito, com essa alarvice. Um cidadão que coma de vez em quando o toucinho no cozido ou a farinheira nas favas é tão provável que morra disso como da queda de um frigorífico em cima da cabeça ao passar por baixo de um prédio em mudanças.

 Atribuíam ao sábio Claude Lévy-Strauss , mestre dos antropólogos da Sorbonne, esta frase:  "Se um gajo (ele escrevia "mec" ) não quer ser comido pelos antropófagos, não convém que veraneie na Papua-Nova Guiné.  Mas se for para aí é mais provável que morra de insolação. Claro que ainda pode ser devorado depois de morto. Para isso é que lá estão as minhocas...".

Moral da história:  Morrer, morremos todos. Alguns cheios de saúde, outros não...

*Recordo aos leitores a questão nefanda da gasolina com chumbo , de como foi "legal" durante mais de 40 anos, matando cerca de 150 000 pessoas por ano ,  até que a lei a proibiu em 1986, devido aos esforços do grande ambientalista e cientista Clair Patterson.

Podem ler aqui os detalhes dessa cabala contra a saúde pública que foi montada pela Troika (salvo seja) GM, Du Pont e Standard Oil com o objectivo de recolher lucros chorudos à conta de uma maior eficácia da combustão nos motores da época:

http://www.thenation.com/article/secret-history-lead/


Nenhum comentário: