terça-feira, janeiro 05, 2016

Dia de Reis em Aveiro



No  Auditório da Junta de Freguesia de Santa Joana  - Av. Afonso V,  Santa Joana,  3810-203 Aveiro - pelas 10H30, realiza-se amanhã ( Dia de Reis) uma sessão que deverá ser muito engraçada sobre o nosso último livro dedicado às crianças: a Magia das Cartas, de Margarida Fonseca Santos.

Terá a participação do Centro Social de Santa Joana Princesa onde um grupo de idosos e crianças irão recriar uma pequena peça de teatro de 40 minutos sobre este 1º livro filatélico da uma nova colecção : « A MINHA HISTÓRIA DE NATAL».

Irei com a Autora e faremos depois da peça uma sessão de autógrafos para os presentes.

Sobre este Dia de Reis recordo a história antiga que justifica serem apenas três os soberanos presentes na gruta do Menino Jesus. 

Aqui existem duas versões (para não complicar). 

A versão erudita bíblica  cuja fonte é o  evangelista S. Mateus e de onde se retira que  Melchior era rei da Pérsia. Gaspar , Rei da Índia e Baltazar, Rei da Arábia. De notar que para outros  estudiosos da Bíblia estes "Reis" seriam todavia simples seguidores de Zoroastro, estudiosos do céu e das estrelas.

E a da devoção popular que passou para os barristas dos presépios. Nesta última  a procissão dos Reis Magos queria representar a adoração por todos os povos da terra, mas como no início apenas se conheciam três continentes ( África, Europa e Ásia) os Reis convocados para estarem presentes nos primeiros presépios da época de S. Francisco,  foram apenas esses três - Melchior, Gaspar e Baltazar.
Depois dos descobrimentos portugueses e espanhóis houve barristas ( entre eles Machado de Castro) que não estiveram de modas e "meteram" mais um Rei mago no Presépio, representando a "América". Este apresenta-se nalgumas expressões formais montado num lama do Perú. 


Nenhum comentário: