segunda-feira, janeiro 04, 2016

De 2015 para 2016

Neste primeiro dia de trabalho do ano é normal pôr em primeiro lugar o que fizemos no ano passado, o que deixámos para trás  e ainda aquilo que queremos vir a fazer.

Do ponto de vista do trabalho foi um ano de 2015 muito bom.

Tivemos 3 prémios internacionais de design de selos e um prémio de edição, com possibilidade deste se transformar ainda noutra coisa maior e melhor, quando for o concurso mundial dos livros  "Gourmand"  na China.

* A folha comemorativa dos 500 anos de Vesalius (emitida em 2014) foi duplamente premiada em 2015 na categoria de impressão em relevo “Talhe Doce”. Teve um 3º lugar em Bruxelas e foi considerada a melhor do mundo (1º lugar) em Madrid.
* Grande Prémio ASIAGO 2015 categoria Turismo (em Vincenza, Itália), atribuído à emissão “Instituto Geofísico de Coimbra” de 2014:
* O Livro “Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa”, de Fortunato da Câmara, foi considerado o Best Mediterranean Cuisine Book de 2015 em Portugal, e ficou qualificado para competir com os restantes livros internacionais (vencedores "Gourmand" em cada país) dentro da mesma categoria, mas a nível mundial.

Aliás, a "colheita" de 2015 dos nossos livros foi de grande qualidade. Recordo aqui os títulos e autores:
“Conversas de Café” , de Fátima Moura;
Motorizadas Portuguesas de 50cc”, de Pedro Pinto.
“Viver Portugal com o Mediterrâneo à Mesa” , de Fortunato da Câmara
“Do Mar Oceano ao Mar Português”, coordenação de Mário Ruivo
“O Meu Álbum de Selos 2015”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
“A Magia das Cartas” , de Margarida Fonseca Santos
“ Portugal em Selos 2015”, de Jorge Martins

Conseguimos editar 7 livros num ano. Livros feitos à moda antiga, com cuidados especiais em todos os processos de fabrico, impressão e acabamentos de gama alta e (obviamente) textos a condizer com tudo isto.  É obra!

Também homenageámos condignamente José Pedro Martins Barata e seu pai, o mestre Martins Barata, com uma exposição e catálogo a eles especialmente dedicados. Uma justíssima vénia aos pais  artísticos da moderna filatelia em Portugal.

Para 2016 posso levantar a ponta do véu em relação a alguns aspectos da nossa actividade

Em primeiro lugar será o ano em que celebramos os 50 anos das exposições filatélicas  LUBRAPEX, as bilaterais (Portugal-Brasil) mais antigas do mundo e que são hoje abertas a toda a lusofonia. Esta LUBRAPEX dos 50 Anos será em Viana do Castelo, entre 25 de Abril e 1 de Maio.

Vamos editar os seguintes Livros Temáticos:
 . "A Rota das Catedrais" de António Saraiva
 . "Jesuitas, Construtores da Globalização" de José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais 
 . "Simetria Passo a Passo: Um olhar sobre a Calçada à Portuguesa", de Ana Cannas da Silva
 . "Vinhas Velhas de Portugal", de Carlos Antunes e Anabela Trindade

Sobre as emissões de selos podemos dizer que se tratará de um ano com ênfase na diplomacia filatélica, já que fomos solicitados para fazer Emissões Conjuntas com a Índia, Vietname, Filipinas, e França.  

Também a Alemanha e a Áustria nos pediram para se associarem a Portugal em 2016 numa emissão de tema comum dedicada aos "Santuários Marianos da Europa".Com esta emissão começamos a abordar os 100 anos das Aparições em Fátima, com data marcada para 2017 e visita papal prevista.

2016 será ainda o ano em que começam a sair os selos comemorativos dos 500 Anos do Correio em Portugal, num conjunto de 5 edições entre 2016 e 2020, em princípio todas elas desenhadas à moda antiga pelo pintor Carlos Possolo.

Mais novidades interessantes vamos ter. Por exemplo, uma emissão dedicada à "Industria Conserveira Portuguesa", no âmbito da qual queremos fazer uma edição especial de selos que serão apresentados ao público dentro de latas de conserva especialmente fabricadas para este efeito...

Bom ano para todos , sobretudo para os que se interessam por esta antiga actividade da emissão  de selos  e da edição de livros.

Nenhum comentário: