segunda-feira, junho 01, 2015

Os "Outros"

Neste fim de semana tive de dar boleia às minhas santas que iam de visita a um sobrinho, meu primo em segundo grau, internado numa instituição particular para pessoas adultas com deficiência mental e  necessidades especiais.

Normalmente esses locais não fazem parte do nosso imaginário do fim de semana.

Mas é muito importante que existam na nossa sociedade organizações - públicas e privadas - que se preocupem com estes casos de deficiências , os quais muitas vezes se transformam em situações de grande ansiedade para pais idosos, com receio de morrer e deixarem os filhos com deficiência abandonados,  ou com medo de ficarem sem forças para manterem os cuidados em casa nestas condições.

Os "cuidadores" deste Centro onde fomos - muitos são voluntários que se chamam e são tratados como "padrinhos" - são de uma dedicação e de uma delicadeza que comove.

Este projecto específico - da CEDEMA - tenta apostar na integração na sociedade através de trabalho comunitário e da existência de um centro de dia onde os idosos da comunidade de Odivelas, onde o projecto está inserido, podem interagir com os utentes portadores da deficiência.

Um projecto científico está também em marcha, tentando investigar até que ponto a interacção dos utentes com as pessoas idosas das comunidades envolventes pode melhorar os processos cognitivos e comportamentais dos primeiros.

Obviamente que estes projectos têm de ser pagos, através da colaboração da Segurança Social e de alguns utentes que podem fazê-lo (pelo menos contribuindo com as suas pensões caso as tenham). Mas outros não têm quaisquer meios para financiar a estadia.

E aqui é que podemos entrar nós. Ajudando, está claro! Vejam aqui sff:

http://www.cedema.org.pt/textos.asp?tipo=quemsomos

No intervalo dos "comes e bebes", dos filmes e dos jogos de futebol,  manda o coração que haja algum tempo para dar atenção ao que realmente também importa.


Nenhum comentário: