terça-feira, dezembro 23, 2014

As Festas

É suposto que todos temos de partilhar nesta altura do ano o famoso "Espírito de Natal".

Mesmo quem não sinta muito essa toada de "paz e amor" na sua vida de todos os dias. A Consoada  e o almoço de Natal,  embora pobrinhos, se forem passados com a família ao redor acabam sempre por trazer algum conforto aos que deles partilham.

Esta é a teoria oficial do politicamente correcto. Nada tenho contra quem assim pensa, mas para mim  não é esta uma quadra que me agrade por aí além.

Razões históricas (a Natália faleceu a 28), mas também razões mais práticas. Sem crianças em casa -  a quem dedicamos sempre mais tempo e mais alegria nestes dias - o que se pode fazer à volta de duas anciãs a bater nos 85?

Dar-lhes o bacalhauzinho da Consoada logo ao almoço do dia 24, pô-las a verem por algumas horas o programa favorito das TV's (será o Natal dos Hospitais?) e, em tendo elas abandonado a casa para se irem deitar logo pelas 7 da tarde, lá ficamos eu e o meu senhorio a ver algum filme antes de irmos também nós para a cama, porque no dia de Natal a azáfama na cozinha começa bem cedo.

Lá para cima, para a quinta, ainda será mais solitária essa noite, O meu cunhado e a minha sogra a olharem um para o outro e a lembrarem-se quando aquela mesa (que senta 10 pesooas) estava cheia de gente e de boa disposição nesta altura do ano.

Iremos ter com eles para o Ano Novo, mas mesmo dobrando a audiência não deixamos de ser apenas 4...

Que estas reflexões não deixem os meus amigos de passarem um Santo Natal, na companhia de quem mais gostam. E se por acaso tiverem que aturar nestas dias alguém menos "afável" e cuja companhia bem dispensavam, não se esqueçam do tal "espírito de Natal" com que começei a crónica. Façam o sacrifício por uma noite (ou duas).

Sogras e sogros, noras e genros? É Natal. Até cães e gatos devem fazer um esforço para se aturarem por algumas horas.

Por mim já decidi que passaremos a noite do dia 24 a fazer uma maratona de Downton Abbey. Parece que o G. Clooney é artista convidado no episódio de Natal.  Pena a mulher também não ter vindo...


Nenhum comentário: