quarta-feira, novembro 12, 2014

A Hospitalidade

Num conto  que li em menino, e cujo nome e autor não consigo agora situar , falava-se de um antigo hábito de certos povos da Oceânia. Quando recebiam alguém em suas casas emprestavam-lhes à partida sempre um objecto que lhes fizesse falta - por exemplo, uma faca - de forma a que o hóspede e amigo nunca se esquecesse de voltar, trazendo consigo o objecto "emprestado".

Em Portugal também temos fama e proveito de sermos hospitaleiros. Tenho-o provado no meu corpo e no meu espírito. Não só tenho "Provado" como  tenho mesmo "Comido" essas larguezas da hospitalidade lusa.

Eu tenho também dado muitas vezes a experimentar a quem nos visita o melhor que temos. Na cozinha e nas vistas, usos e costumes. De tal forma que começou a criar corpo no âmbito dos nossos colegas internacionais a ideia que , se marcassem férias para Portugal, alguém os ampararia devidamente.

Não me custa nada ajudar nas marcações de Hotel e propor visitas e restaurantes, Faço-o sempre com gosto. E normalmente convido também sempre quem por cá aparece para almoçar ou jantar.

Mas, no meio desta crise existencial que assola todos, mais cedo ou mais tarde, dei por mim a pensar onde deveriamos traçar a fronteira entre a Hospitalidade e o Provincianismo.

A fronteira deve ser traçada algures entre a  nossa forma de estar aberta e afável, pronta para agradar, e a bajulice própria do  "pequeno" que recebe o "grande", estando (ou não) à espera de rentabilizar futuramente esse "investimento".

Claro que a distinção entre "pequeno" e "grande" é relativa. Não estamos no tempo das "Cours Itinérants du Roi Soleil", onde a comitiva real era obrigatoriamente recebida pelos nobres e autarquias da região onde passava, levando muitas vezes à falência alguns deles com a exigência pesada da respectiva acomodação.

O que me leva a reflectir é que, para  alguns e neste enquadramento de bem receber,   "grande" será sinónimo de "visitante estrangeiro" , enquanto que a ele, ao tuga, caberá bem o epíteto de "pequeno"... E isso não pode ser.

Tal como  "velhos são os trapos",  então "pequenos devem ser os toma***"  de quem pensa assim e age em conformidade.

"Liberté, Egalité, Fraternité" tem a  Igualdade no meio... Já tinham reparado?

Nenhum comentário: