terça-feira, outubro 21, 2014

As Castanhas de S. Martinho

Já há castanhas, embora o tempo neste momento esteja mais para "Olás fresquinhos".
O solar da castanha em Portugal é Trás-os-Montes, e dentro do planalto nordestino serão os soutos de Vinhais e dos seus arredores os mais conceituados.
Claro que há também castanha nas Beiras, Alta e Interior, mas em menor quantidade.
A castanha está também a tornar-se um caso sério para a economia nacional. Leiam aqui sff:

"Trás-os-Montes, com 85% dos castanheiros nacionais (mas também as Beiras), transformou Portugal num dos maiores produtores do mundo de castanha – só ultrapassados na Europa pela Itália. Mas os italianos têm os soutos dizimados pela mosca-asiática que se encasulou nos castanheiros e os está a amputar a eito.  (...) 90% dos soutos italianos estão com troncos ao alto e sem ramos, e por isso o valor da castanha portuguesa tem subido nos últimos anos, porque a Europa vem abastecer–se a Portugal."
Texto de Daniel Deusdado.

Quanto vale o negócio? A produção de castanha gera, anualmente, 20 milhões de euros nos concelhos de Vinhais e Bragança , sendo provavelmente  a cultura mais rentável da região de Trás-os-Montes.

E junto com a castanha vem o turismo, aproveitando estes dias para fazer percursos belíssimos por entre os soutos  e observando os ouriços, deslumbrantes.

O maior concorrente de Portugal na produção da Castanha é a China. E sabendo-se da abundância de ouro por aqueles lados todo o cuidado é pouco...O "irmão" chinês já até começou a investida. Vejam aqui um artigo do Público:

"O maior grupo produtor mundial de castanha, o American Lorain, de capitais chineses mas cotado na bolsa de Nova Iorque, vai apostar no Nordeste Transmontano para abastecer sobretudo o mercado francês, mas também o alemão e o holandês. O grupo adquiriu, recentemente, uma participação maioritária (51 por cento) da luso-francesa Conserverie Minerve, que já detinha uma unidade de produção em Vinhais, a Cacovin, que será agora recuperada depois de encerrada há dois anos após ter sido vendida pela autarquia."

Eu gosto das castanhas assadas ou cozidas. Gosto delas na sua época. Que é agora. Agora mesmo! Nesta altura brilham em pudins, em sopas, junto da perdiz ou do javali. Frescas e suculentas.

Já não aprecio muito a castanha que nos dão em Lisboa acompanhando certos pratos, dos quais o mais conhecido (tipo arroz doce  que não falta a nenhum casamento) serão os "Rojões à moda do Alfacinha" ( não sei que nome lhes chamar) onde a castanha impera todo o santo ano. Congeladíssima e sequíssima...

Uma sugestão: Em 24, 25 e 26 deste mês vão a Vinhais, à festa da Castanha e aproveitem para atascar violentamente no excelente fumeiro de Bísaro lá da zona. E se estiver ainda quente demais para as alheiras, vinguem-se na posta! Ou comprem um presunto que por lá deve estar a secar há já um ou dois anos...Isso é que era.
Aqui vai uma morada adequada: http://www.bisaro.pt/?lang=pt&page=homepage/homepage.jsp
Fica em Gimonde. Não se arrependerão!!

Nenhum comentário: