terça-feira, agosto 05, 2014

A Ressaca do dia seguinte

Os filmes "The Hangover" ( A Ressaca) que começaram em 2009 e vão já na 3ª edição são uma paródia!

O primeiro relata a história de um grupo de amigos que reunem em Las Vegas para a festa de despedida de solteiro de um deles, mas quando acordam no dia seguinte a bebedeira foi de tal ordem que não só ninguém se lembra do que passou na noite anterior  como parece que perderam o noivo em parte incerta... Para compor a desgraça, no quarto , com eles, está um bébé que ninguém sabe quem é, e um tigre vivo dentro do roupeiro.

Mas não é desse tipo de "ressaca" que quero hoje falar, embora recomende vivamente que vejam estes filmes.

Falo da "ressaca" que se segue a um episódio marcante  - na sociedade ou na vida privada - como foi o de Domingo e Segunda feira, o filme de terror ao vivo que passámos em Portugal à volta do Banco Espírito Santo.

A "ressaca" no sentido de reacção ao acontecimento.  Há quem reaja rapidamente, e há o Banco de Portugal e a CMVM...

Leiam aqui sff um interessante artigo  sobre a auditoria externa ao BES e a forma como o Banco de Portugal reagiu (com a rapidez de um cágado): http://www.asjp.pt/2014/08/04/kpmg-avisou-banco-de-portugal-sobre-novo-buraco-no-bes/

O que se ficou a saber hoje sobre a solução encontrada para este caso de polícia, foi que os Bancos que irão arcar com a responsabilidade de recapitalizar o "Novo Banco" de nada sabiam sobre a decisão do BdP...

Os bancos não querem falar publicamente sobre a solução encontrada para o Banco Espírito Santo. Sabe-se que a opção de colocar o encargo da injecção no fundo de resolução, financiado pela banca, não agradou os banqueiros. Que o fizeram saber a Carlos Costa.

Questionados pelo Negócios, os bancos mantiveram-se em silêncio. Caixa Geral de Depósitos, Banco BPI e Banif fizeram saber que não irão fazer, por agora, comentários sobre o que aconteceu com o banco e a sua divisão em Novo Banco, com os depósitos e créditos bons, e em banco mau, com os activos tóxicos. O Banco Comercial Português remeteu para o Banco de Portugal quaisquer questões sobre o tema.

A procissão ainda não passou a porta da Igreja... Enquanto os detalhes sórdidos vão-se fazendo esperar, para gáudio de uma populaça ávida de distracção e de sangue nesta silly season, aqui deixo - com chapelada - o cartoon de Henrique Monteiro sobre o inevitável tema deste Agosto: o Novo banco!


Nenhum comentário: