terça-feira, fevereiro 11, 2014

Comichões e "bikini bridge"

Comichão, coceira, prurido - no sentido erudito  -  ou mais popularmente:  jácomeça, sarna, pira ou rabugem. 

Venha daí o primeiro dos leitores que nunca teve esta sensação. Começa logo  quando somos bébés, atinge o auge na adolescência, e depois de  adultos a continuação é certa, sabida e adivinhada sem risco.

A comichão (prurido) é uma sensação que instintivamente leva as pessoas  a coçarem-se. Pode aparecer nos locais mais estranhos (em ambos os sexos) e embora não se saiba bem qual a causa mais corrente, entende-se que a comichão tanto pode ser causada por uma lesão cutânea ou por uma doença sistémica . Já para não falar da importância da higiene pessoal na profilaxia de semelhante praga.

Os especialistas em "coçeira" distinguem a que aflige as "partes altas" da que afecta as "partes baixas " (do corpo humano, está claro). Sendo que a primeira é mais visível, esteticamente mais penalizadora, mas muito mais fácil de resolver (em público) pela unha, ou unhas do (a) afligido (a).

Em relação à notória comichão das "partes baixas antes de chegar aos joelhos",  o caso é grave sob o ponto de vista da resolução pública do assunto pelas unhas...

Esta conversa a modos que parva é para aqui chamada, porque dei por mim a ler com gosto o excelente artigo que o Luis Pedro Nunes escreveu no Expresso de Sábado passado, sobre esta moda adolescente e feminina do Bikini Bridge e do Thigh Gap.

Vejam aqui sff a explicação da sempre bem informada "globo.com":

Em meados de 2013 ganhou força nas redes sociais a luta contra  a moda do "thigh gap"que incentivava adolescentes do mundo inteiro a adotar um corpo excessivamente magro em busca do tal espacinho entre as coxas. Agora, no início de 2014, é usual na internet a busca pelo "bikini bridge": efeito que acontece quando os ossos dos quadris "levantam" a frente do biquíni, formando uma "ponte".

Na minha opinião - que vale o que vale - a existência da coçeira nas partes baixas das mulheres será o único  motivo suficiente para incentivar a procura destas modas corporais ligadas à magreza.

Com uma boa "ponte" chega a unha feminina onde deseja! E na presença de um amplo  espaço entre as côxas não haverá mulher que se acanhe na tarefa bem vinda de acalmar o prurido.

Resta aos homens, cuja anatomia não é propícia à existência destas coisas etéreas entre as pernas (et pour cause), continuarem a resolver o problema da coçeira testicular à moda antiga: com uma esferográfica BIC das finas, a quem tiraram a carga, judiciosamente metida entre os shorts e o...resto.

2 comentários:

...terra longe... disse...

E não esquecer o velho hábito macho andaluz, de usar toda a mão para segurar as tais partes baixas, e acompanhando um movimento ascendente da mão. pronunciar "hey! caramba!"

Américo Oliveira disse...

«Resta aos homens […] continuarem a resolver o problema da coçeira testicular à moda antiga: com uma esferográfica BIC das finas, a quem tiraram a carga, judiciosamente metida entre os shorts e o...resto.»

Se a esferográfica BIC surgiu apenas em 1950 pode-se ficar com a ideia errada que o problema da ‘coceira’ é recente, o que a investigação histórica há muito se encarregou de desmentir. Não se conhecem com rigor os meios técnico-mecânicos - ou de outra natureza - utilizados para o efeito, mas a imaginação e a necessidade sempre aguçaram o engenho dos homens, como se depreende deste processo do Tribunal do Santo Ofício:

PROCESSO DO PADRE FREI PEDRO DO ALVORGE

DATAS DE PRODUÇÃO: De 1749-05-06 a 1759-08-17
ÂMBITO E CONTEÚDO:
Estatuto social: cristão-velho
Idade: 49 anos
Crime/Acusação: solicitação (1)
Cargos, funções, actividades: religioso capucho da Província da Soledade
Naturalidade: Alvorge, bispado de Coimbra
Estado civil: solteiro
Data da apresentação: 06/05/1749
Sentença: auto-de-fé privado de 03/04/1750. Abjuração de leve, privado para sempre de poder confessar, de dizer missa e de voz activa e passiva, suspenso pelo tempo de sete anos do exercício de suas Ordens, degredado pelos mesmos anos para o convento mais remoto da sua Província, não entraria mais na vila de Aveiro, instrução na fé, penas e penitências espirituais. Em 17/08/1759, foi-lhe restituída a voz activa e passiva.

(1) O crime de solicitação ocorria quando padres pouco escrupulosos se serviam do confessionário para assédio sexual das confidentes.

Não se conhece com exactidão o que terá sido ‘solicitado’, mas duma coisa temos a certeza: esferográfica BIC não foi!...