quarta-feira, julho 06, 2011

Lixo. Somos Lixo...

Aparentemente os esforços neo-liberais do actual Governo pouco ou nada comoveram os analistas das famigeradas "Agências de Rating", aquelas jeitosas que no tempo das vacas gordas aconselhavam o investimento em aplicações de risco nos USA , antes da falência do Lehman's e Companhia...

De facto ontem o anúncio de que o rating da dívida soberana lusa tinha descido 4 (Quatro!) níveis foi apenas da Moody's, mas as outras seguirão de perto estas directrizes levando em conta o que se tem passado.

Pôe-nos a pensar se haverá alguma coisa que se faça para convencer esta gente que pagaremos o que devemos... Ou se vale a pena esse esforço.

 Os ratings têm objectivos pouco conhecidos num mercado mais ou menos aberto, mas apostaria que fazem parte da grande guerra que se trava hoje entre o Euro e o Dólar. E decerto que estas Agências se posicionam do lado em que lhes cheira ao "conduto"...

Por outro lado Portugal deve ser - desculpem a expressão - uma espécie de borradela de mosca para estes analistas. O que pretendem ao penalizar a dívida portuguesa, dificultando o respectivo acesso a financiamentos futuros, será apenas ferir a Europa do euro. Nós apanhamos por arrasto. Quem mandou ao coelho ser apanhado no meio da refrega entre o leão e o búfalo? Ainda acaba espezinhado...

A filosofia politicamente correcta - pelo menos a apadrinhada pelos comentadores próximos deste Governo -   parece ser esta:

-"Governe Passos Coelho com a mira na Troika, na Comissão Europeia e nos outros que têm nesta altura o  pão para nos dar. Deixemos  os ratings da República em paz. Quando voltarmos a ter necessidade de ir aos mercados a sério pensaremos nisso."

Compreendo as intenções, mas se assim fosse porque jeito ou maneira vamos lá hoje mesmo, outra vez, aos tais mercados geridos pelos ratings,  estender a mão para vender uns Títulos do Tesouro?

Deve haver aqui  "pormaiores" que me escapam.

Mas também , como dizia o outro: " O que é tu tens a ver com isso? Quem foi eleito que governe e quem é governado que se lixe"...

E foi mais ou menos assim que começou o 28 de Maio de 1926.  Se querem detalhes sobre as "causas" podem sempre ler algum livro sobre o tema, convém é irem rápido, antes que mandem fechar as bibliotecas por falta de dinheiro para pagar a água...

Por exemplo :

*António Costa Pinto; Paulo Jorge Fernandes (2010) - " A 1ª República Portuguesa"; Edição CTT

 * Matos, Luís Salgado de (2010). Tudo o que sempre quis saber sobre a Primeira República em 37 mil palavras: as instituições políticas portuguesas de 5 de Outubro de 1910 a 28 de Maio de 1926. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.

Um comentário:

JCalado disse...

Uma dessas incompreensíveis (pelo menos para mim) e estranhas entidades que exercem uma actividade chamada rating, considerou ontem que o risco de Portugal não cumprir as suas obrigações financeiras (vulgo pagar o que deve) era muito grande. Por isso, o risco de Portugal entrar em bancarrota é muito grande e o país é considerado lixo, no curioso jargão que os media divulgam e amplificam à náusea.
O indivíduo vagamente inimputável que nos calhou como Presidente da República, sr. Cavaco Silva, ficou surpreendido e parece que indignado com esta avaliação da Moody's, que achou injusta e baseada no desconhecimento da realidade actual em que "há um largo consenso", blá, blá, blá... e 85% dos votantes portugueses manifestaram nas urnas, blá, blá, blá... O sr. Passos Coelho, o representante dos interesses instalados, recentemente eleito, disse que "sentiu um murro no estômago"... A inefável condecorada (?!) Manuela Ferreira Leite também achou que as agências, enfim, deviam ter em atenção que Portugal não é a Grécia, blá, blá, blá... Durão Barrosso também balbuciou mais umas lamentaçãoes...
Abreviando: então aqui há um mês, as agências de rating não eram todas muito avisadas? Não era o governo Sócrates que não tinha credibilidade?
Estúpidos de m... !!!
Até eu que não percebo nada de economia, já entendi porque é a Moody's deu a notação que deu a Portugal! Porquê? Porque quer que as acções das golden shares do estado português na Galp, na EDP e na PT sejam vendidas ao preço mais baixo possível!
E porque querem ganhar dinheiro com a desgraça dos outros!
E porque querem destruir o Euro!
E porque ninguém lhes faz frente! Porque a semana passada era a Grécia, esta semana é Portugal, para a semana é a Irlanda e depois logo se vê se atinge a Espanha, a Itália ou a Bélgica, ou se volta ao princípio!
E sobretudo porque esse senhores do rating acham-se e estão impunes!
Como sou uma pessoa pacífica (até ver...), não defendo que se rebentem com os escritórios e se eliminem uns quantos filhos da p... , mas um ataque hacker às agências, era uma coisa bem feita. Ou não era?
Lixo? Lixo são eles! E não reciclável.