quarta-feira, julho 20, 2011

Dia Internacional da Amizade

Comemora-se hoje o "Dia da Amizade".

Pretexto para aqui discorrermos sobre essa prática, das mais importantes do mundo de hoje  (e de ontem) no meio de ventos e marés, favoráveis ou contrários.

Não vou fazer aqui o "choradinho" da amizade. Já foi feito por muita gente,  bem melhor do que eu. E muitas vezes. e em muitas línguas.

Quem quiser ler sobre isso tem por exemplo  o excepcional poema de O'Neill (já aqui referido por inteiro no Blog):

“Amigo” é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!"
--------------------

Vou antes tentar explicar porque motivo os Amigos são importantes. Pelo menos para mim.

Ter um Amigo é ter um ouvido atento às nossas desgraças e grandezas. É ter quem nos apoia nos momentos bons e maus. É saber que por muitas malandrices que se possam fazer há sempre alguém que nos faz sentir outra vez lavados dessas manchas. É ter um confessor que não é padre nem dá penitência. É estar sempre  bem acompanhado. É poder partilhar as experiências mais estranhas. É, afinal e no fim dos tempos, poder recordar tudo isso rindo. Rindo sempre.

Sem amizade o que seria dos prazeres da vida?  Haverá prazer que se esgote apenas no acto? Seja uma noite de amor ou a emoção que nos deixou um belo livro? Claro que não! Graças à amizade esse prazer repete-se em surdina reminiscente sempre que ao Amigo contamos a história. Seja ela a  do amor vivido, do livro lido ou da paisagem que deslumbrou.

E Amizade é também a preocupação com que procuramos novas coisas, novos vinhos, novos sabores para levar para a mesa comum a que todos os Amigos verdadeiros acabam por se sentar, louvando e criticando a contribuição de cada um.

David Lopes Ramos, sempre vivo em todas as nossas memórias, cultivava soberanamente a Amizade.
À mesa e fora dela.

Sempre disse o nosso David , do alto da sua enorme sabedoria amável, que "comer e beber com qualidade empalidecem quando a companhia esmorece... Mais valia uma sardinha em boa companhia do que três lagostins entre estranhos".

E é esta uma verdade tão absoluta como  a Terra ser redonda... Quem não o compreende é porque, infelizmente, em vez de cultivar os amigos e a amizade prefere relacionar-se com simples conhecidos...

É que ser Amigo dá muito trabalho ! E implica responsabilidades. Porque, tal como acontece com o Amor verdadeiro, ninguém pode ser Amigo sózinho... dar amizade é receber também amizade. A reciprocidade é obrigatória e inevitável.

O grande ensaísta e pensador Michel de Montaigne, melhor do que ninguém, explicou o que é ser Amigo de alguém :

"Au demeurant, ce que nous appelons ordinairement amis et amitiés, ce ne sont qu'accointances et familiarités nouées par quelque occasion ou commodité, par le moyen de laquelle nos âmes s'entretiennent. En l'amitié de quoi je parle, elles se mêlent et confondent l'une en l'autre, d'un mélange si universel qu'elles effacent et ne retrouvent plus la couture qui les a jointes. Si on me presse de dire pourquoi je l'aimais, je sens que cela ne se peut exprimer, qu'en répondant : « Parce que c'était lui, parce que c'était moi. "

Les Essais, livre Ier, chapitre XXVIII - Montaigne

Aos meus Amigos, a todos eles sem excepção,  dedico este trecho de Montaigne sobre a Amizade perfeita, recíproca e eterna.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo Raúl

Ao ler o post de hoje não posso deixar passar o momento para lhe dizer que a amizade é um previlégio raro, e como tal deve ser preservado e cultivado, como se do mais belo ser em extinção se tratasse. Ser seu amigo tem sido um raro previlégio de vivências, aprendizagem e partilha.

Um grande bem haja neste dia especial

Paulo Mendonça