terça-feira, abril 06, 2010

Correr na Praia...

Sempre que o tempo dá ares de Primavera a adivinhar o Verão muitos amigos e amigas minhas começam a preocupar-se com a "imagem". Intensificam as sessões no ginásio, tomam mais cuidado com a alimentação, procuram preços das "quintas de bronzeamento artificial" e por aí fora.

Ontem , ao chegar a casa, lá tive de ouvir a minha "santa" de cá de baixo:

"-  Estás gordo! Porque é que não vais correr para a praia? Está um tempo tâo bonito!"

O problema não é o de eu estar mais ou menos gordo... Durante a Páscoa, Natal, etc...é normal ganhar 2 quilitos...Mas não acreditem que foi essa a motivação da "carinhosa" observação! Nada disso!

 Como a Senhora nunca vai   passar a Páscoa lá na quinta, tinha de arranjar forma de demonstrar o seu desagrado aos "outros" que foram e, pior do que isso, tinham regressado com (infâmia absoluta) ar de quem tinha gostado desses dias!!

Então não querem lá ver? Mas alguém da família se poderá divertir sem a sua presença??!!

A minha Mãe nunca vai lá para cima porque não quer... (e todos agradecemos, mas isso é outra história...). Os motivos são confusos:


Umas vezes diz  que "não se sente lá bem", de outras vezes é porque "lá em cima nunca se sai da cozinha ou da adega " (bem, aqui não está longe da verdade...)

São motivações psico-somáticas que deixarei aos especialistas nestas matérias.

Agora "Correr na Praia"?  Mas a Praia é lá sítio onde se corra? 

Tomar banhos de Sol e de Mar , sim, sem dúvida.  Contar os minutos para ir lentamente andando para a esplanada da Praia, para ler o "Fugas" e o Expresso" e  beber o campari soda da ordem, isso também. Andar pela areia (molhada! Atenção!) como quem faz exercício, mas de facto apenas para "lavar os olhos" com o que se vê à beira-mar,  também faz parte do meu desporto estival.

Podem lá pôr também outras actividades de algum esforço físico: Boiar e balançar-me nas ondas , Ler (o esforço para segurar o livro de forma a tapar o Sol...), e, talvez o mais exigente em termos físicos, exercitar os músculos do baixo ventre, apertar a bexiga para não poluir o oceano (nem sempre conseguido com êxito, devo confessar...)

Correr pela Praia deve fazer mal à saúde. A começar porque não se pode ver onde pomos os pés, e depois cansa...Chiça, cansa que se farta... Digo isto não por experiência própria (va de retro) mas porque tenho visto alguns infelizes depois deste sacrifício, a suar que nem porcos (salvo seja) e a arfar que nem touros no meio do Campo Pequeno   (que, lembrei-me agora,  também tem areia...)

E esta hein? Mas eu só algum touro para andar a correr pela areia ou quê?

Nenhum comentário: