quarta-feira, janeiro 13, 2010

O Regresso da Bichona


Grande título Hein? Mas estejam as almas do politicamente correcto descansadas! Esta "Bichona" é a Senhora Dona Lampreia... A partir do final de Dezembro já é possível apreciá-la outra vez nos locais do costume.

Aviso importante à navegação "lampreial": Quanto mais cedo quiserem deleitar-se com este manjar dos céus (para uns, porque para outros não vale o antigo ciclóstomo sequer a água salobra onde se movimenta...) mais cara a têm de pagar... Lampreias do início de Janeiro, se portuguesas e frescas, devem sair do pescador a 30 ou 35 euros cada uma, das gordas e grandes. Depois no restaurante, se for modesto, sai o tacho da lampreia (com duas, ideal para 4\5 pessoas)  a uns 120 euritos. Se for mais de moda, aprestem-se para pagar o mesmo tachito até uns duzentos euritos, ou mais...

A dose, se servida à moda de Bordéus, deve andar este ano pelos 25 a 30 euros (3 a 4 troços, quanto mais grossos mais caros, já se sabe). A Meia-Lampreia (dose comum no Minho, em Cerveira) por uns 40 euros.

Bons poisos para este apetite insólito e sazonal, aqui perto de casa:
 - Tasca do João ao Lumiar (embora tenha mudado de gerência a qualidade não sofreu, antes pelo contrário!)
 - Restaurante Verde Mar e o seu vizinho Solar dos Presuntos, na velhinha Rua do Coliseu (R. das Portas de Santo Antão\ R. de S. José)
 - Solar dos Nunes e Isaura. Tia Matilde, está claro.
  -No  Beira Mar em Cascais, o Arroz de Lampreia a pedido (só por encomenda) é um dos melhores que se podem tragar abaixo do Douro.
 - Cima's no Monte Estoril.  Aqui é diferente, confeccionada com vinho velho e com um toque de chocolate, mas vale a pena provar.

Não recomendo outros , também porque não conheço todos... Mas os Leitores podem sempre esclarecer-me...

E lá mais para cima?

 - Almourol, Beira Rio e o estimável Chico Elias, tudo isto ao redor de Tomar.
 - O Marinheiro em Montemor-o-Velho e o Boa Viagem, no Porto da Raiva.
 - Panorama de Melgaço
 - No honrado burgo portuense o Solar do Pátio (em frente ao Mercado Ferreira Borges) e o velhinho Portucale, para além do Gaveto (Matosinhos).
 - Braseirão do Minho (Vila Meã) ou o Cantinho dos Amigos (Terreiro) os dois perto de Vila Nova de Cerveira.
 - Viana do Castelo não se fica, e "ataca" à mesa do conhecido Camelo ou na também excelente Adega do Sossego, em Paderne.
- E, no que alguns dizem ser o "Solar da Lampreia", em Entre-Os Rios? Aí pelas Pensões é que vamos: Miradouro de Entre-os -Rios, Casa das Lampreias na Torre , ou  a famosa Pensão Aliança (Penafiel).

E Pronto! Como nunca recomendo locais onde não fui, acho que não tenho mais sugestões para vos dar hoje.
















Resta uma menção ao Vinho mais adequado para tratar da digestão da animaleja... Fui muito "castigado" por Amigo conhecedor por manter a  minha escolha  do vinho verde tinto refrescado, sobretudo na sua variante  "vinhão", tão espesso e adstringente que deve limpar toda a canalização quando passa da garganta... Não sendo essa a V. escolha, que respeito, obviamente, então talvez possam ir para vinhos maduros novos, taninosos, que vão bem com a gordura típica deste prato e o seu toque de vinagre. De evitar a Touriga, com a sua componente adoçicada.

Nota:  A Foto do velho pescador  - "A Lampreia em Boas Mãos"  - é de Ana Ribeiro.

Nenhum comentário: