quarta-feira, abril 16, 2008

Um Quarto para as Nove??!!



Évora do nosso encanto, última paragem da caravana de Focus Groups filatélicos que correu o País.
Logo numa Segunda Feira, dia em que os Amigos Fialhos encerram a "loja"... Por outro lado também não desejaríamos estar sempre a invadir a "sagrada trilogia eborense do bem comer" : Luar de Janeiro, Tasquinha do Oliveira e Fialho, não ficando mal ir "à pergunta" de novos poisos e novos sabores.


E assim se fez:

Restaurante 1\4 para as 9
Rua Pedro Simões 9A
ÉVORA
Telefone - 266 706 774

Para lá chegar toma-se o Largo do Geraldo, dá-se as costas (salvo seja) às Portas de Moura e caminha-se em direcção ao Teatro Garcia de Resende. Antes de lá chegar, mas perto, vai-se com atenção a uma ruazinha estreita que sobe pela direita. Logo a uns 100 metros temos o Restaurante em causa.

Casinha modesta, despretensiosa, mas com tudo no lugar: guardanapos de pano, toalhas de pano, e um bom e cordialíssimo serviço. Uma televisãozita dispensável, mas em tons de mera surdina que não chegam para descompor o ambiente restaurativo.

Lista de especialidades alentejanas ao nível dos Fialhos e outros que tais. Acreditem! E complementada por mais umas dezenas de propostas para a grelha , de peixe e de carne.
Não se entregam aqui aperitivos sem que haja pedido expresso dos mesmos - (lá está outra vez a ASAE... mas aqui acho que está bem ... Havia por aí gentinha que fazia dos pratinhos de entradas o "prato de resistência" da conta final.... Pedimos apenas uma salada de Pimentos (dos mais gordos e saborosos) e uma outra salada de feijão frade com atum. Ambas satisfizeram, embora com demasiado azeite para o meu gosto pessoal.

Comeu-se a Sopa da Panela - cozido de batata (pouca) com carnes fumadas e frescas cujo caldo aromatizado com hortelã é deitado por cima de pedaços de bom pão alentejano, embebendo tudo o resto. E estava delicioso... Tinha galinha, borrego, porco, salpicão, paio e costela, farinheira e morcela.

Depois - tínhamos ficado a olhar para esta proposta meio esquisita na carta do dia - pediu-se uma dose de Carne do Alguidar com Omoleta de espargos verdes, simplesmente soberba no paladar e no toque de veludo dos ovos envolvidos em espargos verdes - estamos agora mesmo no seu tempo. Aproveitem!!

A carta de vinhos é assim, assim... Bebeu-se um Branco de Monte dos Seis Reis e um Tinto "Alento" do Engº Louro (filho). Nada maus tendo em atenção o despojamento da casa onde nos encontrávamos.
Com dois cafés e um "Fidalgo" a dividir ao meio ficou este almoçinho por 48€... e mereceu-os todinhos!!

Nenhum comentário: