quarta-feira, abril 02, 2008

Na China como em Portugal


As autoridades chinesas "deportaram" para parte incerta - fala-se de Centros de Reeducação" - largos milhares de pedintes que deambulavam pelas ruas de Pequim.

Perto do início dos Jogos Olímpicos não quiseram essas mesmas autoridades deixar de "limpar" as ruas da sua cidade, obviamente conspurcadas por tantas e tão sujas criaturas...

Nada de anormal nesta atitude, pese embora o atraso com que foi efectuada no Império do Meio. De facto já em Portugal outro grande líder - Salazar - tinha usado a mesma estratégia para "desinfectar" Lisboa da presença dos pobres pedintes por alturas da Visita de Estado de Isabel II, em 1955.

A Guarda Republicana arrebanhou as infectas criaturas e despejou-as na Mitra. Quando já lá não cabiam mais, meteram-nas nas diversas prisões. Conta-se que muitos por lá ficaram a apodrecer depois de ter passado o fausto da Visita de Estado, esquecidos pelos que lá os colocaram em primeiro lugar...

Para saudosistas do antigo regime restará a consolação de que ao menos nas prisões comiam uma ou duas vezes por dia... Para que é que se estariam a queixar?

Pobres e Mal Agradecidos é o que é!!

Nenhum comentário: