sexta-feira, abril 06, 2007

O Frio da Primavera na Serra "puxa forno"...


Nestes dias em que - às 17.00h - não temos mais do que 8º de temperatura aqui na Estrela, pouco há mais para fazer do que planear Almoços e Jantares de família e pôr em dia a leitura.

Depois do susto que muitos Benfiquistas ontem à noite sentiram em Barcelona - como se pode jogar tão mal e depois resolver em 2 minutos o que parecia irremediavelmente perdido??!! - o corpo pedia algum retempero.

Dia Santo de guarda esta Sexta -Feira estava propícia a comer peixe.

Assim se fez, colocando no forno para o almoço um Cherne de quase 3Kg. Não cabendo no tabuleiro foi necessário separá-lo ao meio, colocando noutro tabuleiro as batatas pequenas que o acompanharam. Ao fim de quase 2,5 horas de forno, primeiro em alta temperatura uma meia hora e depois em temperatura média, estava Perfeito!

Neste momento preparo um empadão de bacalhau e gambas para o jantar. Receita de solteiros - por que se pode preparar (desfiar o bacalhau) de véspera e aguenta bem dois ou três dias de frigorífico depois de feito - mas que resulta bastante bem e é rápida se utilizarmos as embalagens de puré de batata ultra congelado à venda. As melhores são as do Pingo Doce.

Empadão de Bacalhau e Gambas (5\6 pessoas)

Começamos por cozer 4 postas de bacalhau grandes (ou 5 médias) e retiramo-lhes as peles e espinhas, deixando apenas as lascas.

Em seguida prepara-se o Puré de Batata como vem recomendado nas embalagens (3 embalagens) juntando leite, noz moscada, sal e manteiga . Mexe-se sempre ao lume médio até ficar quente. Reserva-se.

Numa caçarola refoga-se em bom Azeite o bacalhau com alho, cebola, tomate, pimentos, vinho branco e uns grãos de malagueta. Quase no fim juntam-se as gambas descascadas - que podem ser de embalagem (2x250 gramas), selvagens, tamanho grande.

Deita-se parte do Puré num tabuleiro de ir ao forno, por cima o recheio de bacalhau e gambas e cobre-se com o resto do Puré.

Pinta-se a superfície com gema de ovo, desenha-se com um garfo uma rede com traços verticais e horizontais e vai ao forno uma meia hora para alourar.
Antes de servir decora-se com salsa e azeitonas pretas (descaroçadas).
Bom Apetite!!

Nenhum comentário: