segunda-feira, agosto 07, 2006

O "D. Manoel" na Foz do Douro




Um destes dias estive a tratar dos assuntos da Filatelia em sede de Conselho de Administração e - por causa do próximo lançamento do Livro sobre o Vinho em Portugal, de João Paulo Martins - tomei depois o caminho do Porto, onde almoçei .

O regresso ao D. Manoel, na Foz, é sempre uma festa. Desde logo pela simpatia irradiante dos proprietários, que me conhecem há mais de 20 anos, ainda do tempo em que a Litografia Maia executava os mais belos selos Postais de Portugal e dos PALOP's, o que me obrigava a tomar o caminho da Invicta duas ou tres vezes por mês. Que saudades desse tempo!!

Com o Senhor Rodrigo Maia a discutir ao tostão as empreitadas que eu levava aqui de Lisboa, acompanhado pela Engª Vanda e pelo Rodrigo (ambos filhos). Após animada discussão ele perguntava "estamos combinados?" Quando eu dizia "que sim" retorquia : "Então vamos ao cognac que de negócios já tratámos!" E arrastava-me para os melhores restaurantes do Porto e arredores.

Aqui em Lisboa quem "mandava" era eu. Fornecedor ou não, em Lisboa pagava o Raul.

Mas no Porto e por muito que eu - ainda jovem quadro da filatelia - me esquivasse, não havia maneira de fugir ao castigo. "Para cima do Marão mandam os que lá estão. E acabou-se!"

Grandes tempos, grande amizade que se estendeu aos dias de hoje. Mas divago.

Tudo isto para vos dizer que foi o Sr. Rodrigo Maia que me introduziu ao :

Restaurante D. Manoel
Av. de Montevideo, 384
Foz do Douro - Porto

Telefone - 226 172 304


O D. Manoel está montado numa bela Vivenda aristocrática virada ao Mar, com largos lampiões brancos a encimar o Portão da entrada.

Para lá chegar podemos baixar a Av. da Boavista toda até chegarmos ao Mar e ao Castelo do Queijo. Aí viramos à esquerda entrando na Av. Montevideo e começamos a olhar também para a esquerda até encontrarmos o tal portão dos Lampiões. Quando isso acontecer temos de fazer inversão de marcha mais abaixo até lá conseguirmos entrar.

Logo à entrada temos do lado Esquerdo uma Ourivesaria que é gerida pela esposa do proprietário (muito à Porto, talvez até um pouco Kitsch, mas como não influencia a qualidade da vianda não interessa mesmo nada!)

Em frente o acesso à sala de jantar e ao primeiro andar (com os lavabos e salas reservadas). Do lado direito um agradável Bar para esperar pela mesa, decorado à moda de um Clube londrino.

É de rigor comer umas amendoas passadas levemente por óleo, enquanto se bebe um Porto Seco ou uma Vodka Tonica . Escolhidos os Pratos e os Vinhos, em pouco tempo somos chamados para a mesa na sala de Jantar.

Belíssima a amesendação, a decoração da sala e a vista para a Foz do Rio Douro!

Na mesa aparecem as sardinhas pequenas passadas por farinha milha, o salpicão, os pãezinhos quentes recheados de chouriço, as pataniscas de bacalhau e algum marisco do dia: percebas quando as há, camarão da Aguda, etc...

Depois, bem , depois começam as coisas sérias:

Há dias em que temos a Costela de Vitela Mindinha, que se derrete na boca de tão tenra que é...Noutros o Pargo de Pinta ou o Robalo assado no Forno com arroz de grelos e batatas assadas, noutros ainda o Cabritinho assado no Forno, sempre com arroz também de forno. Nos Invernos o Cozido à Portuguesa é um Monumento Nacional. Também as honradíssimas Tripas à Moda Do Porto têm aqui uma interpretação de solista, bem assim como o Arroz de Couve com Filetes de Pescada.

Excelente comida burguesa, talvez sem aqueles "tiques" à moda dos restaurantes actuais de "Fusão" ou de "Autor" mas - se me permitem o desabafo - desses acabamos por nos cansar, enquanto que desta comida como se fazia em casa das Avós, quentinha e reconfortante e só utilizando matéria prima da melhor qualidade, nunca nos fartamos!!

Sobremesas de enorme abrangência, tendo as mais importantes receitas nacionais, desde os Papos de Anjo ao Pudim do Abade de Priscos, passando por um Queijo da Serra sem mácula.

Para beber temos os Portos antigos, mas também uma impressionante colecção de Maltes e de Aguardentes velhas.

Caro?

É caro, sobretudo para os Homens do Norte carago! Que estão mal habituados.

Para nós, Lisboetas ou Cascavélicos de má raça, é mais barato do que possa parecer...

Com tudo o que referi nas entradas, Filetes de Pescada e Vitela Mindinha para dois, mais duas garrafas de um Tinto Quinta de Siqueiro (Douro excelente e a bom preço - 19,60€ ) dois Whiskys, e cafés, pagámos, 3 pessoas, 140€.

Nenhum comentário: