quarta-feira, agosto 22, 2012

Tascas, Tascosas e Tascantes

Uma Tasca é uma tasca. Ou seja, vendo nos dicionários, trata-se de um "estabelecimento onde se serve vinho e refeições ligeiras a baixo preço; o mesmo que  taberna".

Mas neste estranho país, não sei se por influência gaulesa e na tentativa de traduzir "tasca" por "bistrot", desataram a chamar "tascas" a coisas de servir refeições que nada têm a ver com a verdadeiramente taberna-tasca tradicional.

Quem ainda pretende saber o que é uma tasca-taberna, onde se encontra,  e se o tratamento do transeunte que se arrima ao balcão é bom ou mau, deve  ir a este endereço que publicito com chapelada:

http://tascasdeportugal.blogspot.pt/

Agora, quem se entusiasma pelo nome de fragrâncias marialvistas e toureiras, com saudades dos antigos "retiros" e vai parar a locais como "A Tasca da Esquina" ou  "A Tasca Lusa" , ou ainda a "Taberna LXFactory" ou  a "Tasca do Leandro", pode tramar-se. Já que não desdenhando na qualidade apresentada, aquilo são mas é restaurantes ( e nada baratos)!

Na minha experiência de cliente existem as "tascas" mesmo, que o Blog "Tascas de Portugal" tão bem carateriza (basta verem as fotos).

E depois aquilo que eu chamo as "tascosas",  que são os estabelecimentos com ares ou transvestidos de tasca, mas onde se come mal, se bebe pior e a preços de Gambrinus. Nestes locais confundem-se  as velhas qualidades das tascas antigas: "despretensiosismo" e  "à vontade" , com "à balda" e "falta de profissionalismo". Numa palavra: Tascas horrorosas.

E depois, talvez aqueles a que mais vou ultimamente pois a Crise tem destas restrições, as Tascantes.

O  nome resulta da fusão entre "tasca" e "restaurante", mas envolvendo também os adjectivos "abundante", "refrescante", "calmante", "exuberante" e "poucopagante".

O que é para mim uma "tascante"? Um local aprazível e desprovido de sofisticação, onde a comidinha é boa e farta, onde o vinho ou a cerveja são de preços comedidos e servidos a preceito, onde a "malta" se sente bem, sem clubices, politiquices ou carteirices, desde o Presidente do Tribunal Constitucional (grande amigo dos tristes perseguidos funcionários públicos), até ao operário remediado que lá vai por um pratinho de caracóis, um prego e  duas bejecas.

Na prática tanto podem ser "Cervejarias", como Restaurantes" mesmo, como até "Casas de Pasto". O importante é que o dispêndio de um mortal à mesa ou ao balcão e em refeição de prato, não ultrapasse os 20 euros (bebendo vinho) ou os 15 euros (bebendo cerveja). Ah, e já me esquecia: Onde as batatas sejam de boa qualidade para cozer ou assar, e sendo fritas, estrelicadinhas depois de descascadas  mesmo ali em casa!

No alto de Cascais - Alvide - recomendo o "Mastro" de que já fiz aqui referência há tempos, mas que está completamente remodelado, com bela decoração, belas mesas e casas de banho impecáveis. Ali está-se muito bem, com bela cerveja tirada à maneira e com sugestões do dia a 8 euros (refeição completa) ou com os pratos emblemáticos da casa a 12 euros (para quem gosta as tiras de choco fritas à algarvia são muito boas!).

 O "Menino Júlio dos Caracóis" também já aqui evocado, continua a merecer clientes, lá para para os lados do Centro de Tratamento de Correios de Lisboa (Rua Vale Formoso de Cima). Pátria do único (na minha experiência, está claro!) "Bife Aguilho" (SIC). Que pelo nome deve ser um bife de um boi que era tocado a aguilhão, lá para Vila Nova de Cerveira...Mas os caracóis são de primeira.

O "Eduardo das Conquilhas" na Parede e a "Adega da Bairrada" na Rua Reinaldo Ferreira em Lisboa, também merecem visita. E as clássicas Petiscaria Ideal (Santos, Rua da Esperança) e "1º de Maio" (Bairro Alto, Rua da Atalaia).

Agora, para mim talvez a melhor Tasca de Lisboa e arredores seja a TASCA do JOÃO, na Rua do Lumiar 122-A. Telefone - 217590311.
Tem só um problema: dependendo do que comerem e beberem, tanto podem gastar apenas os tais 20 euritos por cabeça (sobretudo se forem em grupo, porque as doses são avantajadas) como ir por ali acima... especialmente na altura da Lampreia... Estão avisados.

Nenhum comentário: