sábado, agosto 18, 2012

De Partida

Depois de ver o meu Estoril perder o primeiro jogo da época com o Olhanense ( e bem, nada a dizer) começamos a arrumar as coisas para rumar a casa logo pela manhã de Domingo. Tenho uma promessa ainda a cumprir aqui em cima, que é fazer o tradicional Arroz de Tamboril com Lulas e Gambas. Será esse o nosso almoço de hoje.

Não percebo porque não o fazem mais vezes aqui. Já expliquei às minhas primas que não há segredo nenhum: O tamboril tem de ser inteiro e fresco, para aproveitarmos primeiro a cabeça e a espinha para cozer, aproveitar essa água e retirar todos os pedaços de peixe agarrados.

Depois faz-se um refogado bem leve, com pouco sal,  azeite, alho, cebola aos pedaços , pimento verde e vermeho também aos pedaços, pimenta preta e um toque de malagueta. Quanto estiver a apurar junta-se um copo de Moscatel, ou vinho branco (copo a Porto do Siza Vieira meio). Entram primeiro as lulas, depois os lombos de tamboril cortados aos pedaços, por fim o miolo das gambas (que podem ser congeladas). Deixamos apurar tudo junto, envolvendo.

O Arroz (para 4 pessoas chávena e meia almoçadeira) frita-se primeiro com todos os ingredientes por um minuto. Depois deitamos a água de cozer  a cabeça do Tamboril na proporção de 2,5 para um de arroz. Deixamos cozer e retificamos de sal.

Quando o arroz estiver "al dente" apagamos o lume e deixamos abrir mais 5 minutos com um pano grosso por cima do tacho.

É servido decorado com coentros picados à mão  e de modo a que o arroz esteja ainda a correr (mas não exageradamente!).


E Pronto! Segunda Feira começa a lida em Lisboa. Mas hoje ainda dá para ver o Benfica-Braga na Sport TV, às 20,15h.

Agora por causa disso, sabem a última do Luisão?

Desconfia-se que a malta do bairro da Bela Vista em Setúbal pretende o peito do conhecido "girafa" para meter no catálogo das armas a alugar para assaltos e outros desmandos, ao lado das carabinas  do Clube de Tiro de Monsanto. 

Já terão estabelecido contatos. Parece que lhe oferecem 10% do resultado do roubo. Exceto se for em casa do Dr. Carlos Barbosa. Aí só podem dar 5%... O assunto está em estudo no empresário de Luisão, Guiulliano Bertolluci, que se deslocou de propósito da Sicília para tratar desta matéria.

Nenhum comentário: