terça-feira, agosto 28, 2012

Novas tecnologias de Informação na Filatelia


As aplicações do que se convencionou chamar mundialmente "Realidade Aumentada" chegam aos CTT e à nossa Filatelia.

Começámos na emissão dos Navios Sagres e Creoula. Quem tivesse reparado nos códigos "QR" que vinham na pagela e tivesse acesso a uma cãmara web de PC ou a um telemóvel com reconhecimento deste tipo de códigos (Android ou I-Phone) teria a possibilidade de ir parar ao site da Marinha sobre cada um dos Navios ilustrados em selo.

Agora damos o passo seguinte: Na emissão Portugal-Brasil sobre a literatura de ambos os países (com Fernando Pessoa e Cruz e Sousa) teremos para além dos códigos QR ainda mais a possibilidade de reconhecimento da própria imagem dos selos!

Aqui é necessário fazer o download (através da internet) de uma aplicação, mas vem tudo bem explicado na pagela. Depois há o acesso ao site da Comissão Organizadora do "Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal", o acesso ao site da Casa de Pessoa,  e temos ainda um pequeno filme com a apresentação de um texto de Pessoa.

O mesmo tipo de interface de Realidade Aumentada vai acontecer com a emissão "Fado-2ª série". 

Devo dizer que toda esta movimentação em torno do novo reconhecimento tridimensional das imagens dos selos está a ser desenvolvida em protótipo!  À medida que vamos experimentando iremos melhorando, sobretudo em relação à facilidade de utilização pelos nossos Clientes.

E, para terminar, o Livro que todos os anos dedicamos aos mais pequenos - "O meu Álbum de Selos 2012"  - terá este ano integrado um DVD com imensas possibilidades para distrair os mais novos: é não apenas um "flip book" que podem "desfolhar" através do PC, como também terá links nas páginas para sites de internet com muito mais informação sobre as emissões. E até tem a possibilidade de pôr os mais pequenos a colorir as  ilustrações do Livro,  com uma aplicação derivada do conhecido programa "Paint"...

E a melhor notícia é que o Livro será (como sempre) vendido pelo facial dos selos nele contidos! Não aumentaremos o preço apesar destas boas surpresas.

Estamos a tentar cativar a "malta mais nova" para esta atividade... Vamos esperar que resulte, apesar deste tempo ser de vacas (muito) magras.

Nenhum comentário: