terça-feira, agosto 14, 2012

Crónicas da Serra 2

Não deve existir coisa mais chata do que uma discussão a 3 ou a 4 , sobre assuntos de que ninguém de facto entende, depois ou durante uns copos, e acerca de matérias que afetam todos.
Por exemplo, ontem à noite o forrobodó que se seguiu aos copitos de boas vindas teve por base a “análise da atual situação política” feita por malta que ouve e vê maioritariamente a TVI (por causa das novelas),  mais a Sport TV (não é preciso dizer porquê), e que por causa disso mesmo acha que o Prof. Marcelo é assim uma espécie de Papa dos pobres , um “sargentão Scollari”que aparece aos Domingos para dar a “táctica”…

Nota: Aqui por cima a malta gostou do estilo do Sargentão, militarista e firme no controlo dos jogadores – “aqueles gajos que ganham muito mais do que aquilo que fazem” – e disposto  a dar uma murraça em quem o contrarie. Enfim, uma espécie de pai à moda antiga.

E as frases – depois de muito vinho – que ilustram a forma de pensar e reforçam os argumentos aqui da troupe serrana sobre a nossa vida política são sempre finais e definitivas:
 -“ Está provado que foi o dinheiro da Caixa dos lanifícios que o MS roubou aos trabalhadores que permitiu construir o Serviço Nacional de Saúde!”
MS é o Dr. Mário Soares. O resto é pura ilusão.
-“Toda a gente o sabe. Fulano é ladrão , vigarista e paneleiro!
Este já todos adivinham quem seja…
-“ É do conhecimento geral, ainda ontem diziam à boca cheia no mercado de Seia, que o PM e o AV planearam  com o JC o resgate da Troika para esconderem do povo a roubalheira que fizeram no País!”
Sendo que PM é o Dr. Pina Moura, AV o Armando Vara, e JC o Dr. Jorge Coelho da Mota-Engil hoje.
-“Vinha no jornal , foi o que me disseram de fonte segura, que o AG fugiu do País  porque  deu muitos subsídios às mães solteiras (aquelas p***!) e por causa disso a Segurança Social ficou em falência!”
AG – Eng. António Guterres. Qual o “jornal” onde aquilo vinha ninguém sabe. Provavelmente ninguém leu porque nunca foi publicado…
Eu podia continuar com estes exemplos até me cansar. Mas o que me parece importante é que sempre que alguém alvitra que essas informações não são exactas, que têm que ser provadas, ou que pura e simplesmente são invenções, cai-lhe em cima o Carmo e a Trindade mais o penedo da Cabeça da Velha (já que estamos na Estrela).
E a resposta (embora bastante  informada pelo tinto, branco, palheto ou até pela proletária “mini” e por isso a desculpo) é quase sempre a mesma:

“-Vocemecê não está a ver bem o quadro primo! Ou isso ou não lhe convém falar por estar também enfiado nalguma trafulhice…  De Lisboa já nada de bom se espera…”

Um raio que os partisse! A culpa é minha que lhes abri a Adega… Bebam água que isso passa logo.
Mas da do poço que tem muito tipo de bicheza misturada e  deve facilitar as  cólicas intestinais. Dessa é que era.

Agora a propósito disso, vou fazer Arroz de Pato para o almoço, com um "marreco" aqui da quinta. Depois informo como se passou.
De liquidos beberemos verde rosado de Monção, tem só 11º e sempre descansa o  Sr. Fígado da tareia que ontem levou.

Nenhum comentário: