quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Projecto GOA - O mais ambicioso do ano para a Filatelia?

1. No dia 7 de Abril de 2006 cumprem-se exactamente 500 Anos do nascimento, em Navarra, do Apóstolo das Índias S. Francisco Xavier, missionário de excelência que ao serviço da Igreja e da Companhia de Jesus e enquadrado pela preponderância político-militar lusa no Oriente realizou uma obra notável de evangelização que ainda permanece e que foi incomparável na extensão geográfica da demanda .

2. Cumprindo o exposto no Artº 9º do Decreto-Lei nº 360\85 – Estatuto do Selo Postal, vão os CTT Correios de Portugal S.A. realizar uma Emissão Filatélica comemorativa desta efeméride, composta por um Bloco Filatélico especial e dois selos, da autoria do designer José Brandão, bem assim como proceder à Edição de um Livro temático sobre a Vida de S. Francisco Xavier, escrito pelo reputado Historiador Prof. Doutor Corrêa Monteiro, em duas versões : Português e Inglês.

3. Tendo em atenção o interesse nacional face ao alcance desta efeméride em termos do que foi a história dos Descobrimentos e da presença Portuguesa no Oriente, desde logo que os CTT Correios de Portugal previram a hipótese de estender à Cidade de Goa o âmbito desta comemoração filatélica, envolvendo as autoridades civis e religiosas locais, com relevo para o Sr. Cônsul-Geral de Portugal no Território, Sr. Dr. Pedro Adão, que sempre manifestou o maior interesse nesta abordagem.

4. Perspectiva-se, assim, o Lançamento do LIvro e da Emissão de Selos também em Goa, a 7 de Abril, com a colaboração de todas as autoridades locais! Que momento para falar da antiquíssima Gastronomia de influência Luso-Indiana!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia.
As caravelas que ilustram a capa deste livro temático advêm de uma pintura? Carta náutica? Conhece-se a identidade do artista?
Agradeço a colaboração.
Cumprimentos,
H. Souto-Mello