terça-feira, fevereiro 14, 2006

O Cantinho do Ti Pedro - Uma inesquecível sensação no Ribatejo

O que é o "Cantinho do Ti Pedro"? Resposta: Um restaurante em Vila Franca de Xira. Por esse nome aposto que poucos o conhecem, mas se eu acrescentar que se trata do Restaurante da Pensão Flora...

Quem me costumava levar à Flora era meu pai, há já mais de 30 anos, e não sei se o Sr. Pedro proprietário seria já o actual... Lembro-me que não havia nessa época "Cantinho" mas mesmo e só o Restaurante que servia os Clientes da Pensão.

Íamos comer as "Folhas" (linguado infante) de Vila Franca com arroz de tomate malandrinho, a Açorda Ribatejana com Ameijoas , o Sável frito com Açorda de Ovas do mesmo e obviamente a Lampreia.

Mas também nesse Restaurante conheci com o meu Pai - que fazia em Cascais pesca desportiva - quase todos os Peixes de Mar e Rio que abençoavam pela sua presença o estuário do Tejo.

A Taínha Limpa assada na Telha, a Solha (ou o Linguado) de mais de 2Kg, assada no forno com puré de batata, , a Saveta grelhada ou com molho de vilão, a gamba e o camarão frescos da Costa, as Lulas da Toneira, o Robalo cozido com batatas novas e grelos, etc, etc...

Hoje em dia se os queremos pescar há que ir cada vez mais longe na direcção do oceano, até às paragens do Cabo da Roca ou do Cabo Raso e é preciso ter sorte, pois por vezes "espetam-nos" com material de Aquicultura e viva o velho...

Bem, a Pensão Flora e o seu Restaurante "O Cantinho do Ti Pedro" não podem mudar de ares, mas os proprietários podem (e fazem-no) comprar o peixe mais fresco onde este existe e trazê-lo à nossa Mesa com requintes de amabilidade e de bem servir.

Criteriosa escolha de Vinhos (que eu gostaria de ver mais arejada, com as melhores novidades do momento) preços muito sensatos - não vou à Flora há cerca de 1 ano mas recordo-me da comedida Máquina Registadora - e Excelente Comida, honestamente feita e com um cheirinho de Ribatejo.

Recomendável sempre e a toda a hora!

Nenhum comentário: