sábado, fevereiro 18, 2006

Guantanamo, a vergonha

Não podemos apregoar valores e depois não os praticar.

Não podemos afirmar que somos civilizados e perante a constatação de torturas nas prisões como as de Guantanamo não protestarmos.

Se nos consideramos superiores aos bárbaros, por não praticar a tortura, não podemos ficar silenciosos perante o que se está a passar em Guantanamo e noutras prisões clandestinas dos EUA.

Nestas prisões estão PESSOAS como nós, com a simples diferença de não terem direitos.

E depois ficamos admirados com a revolta de povos que têm sido explorados, desprezados e humilhados ao longo de anos e anos...


A indiferença

Primeiro levaram os comunistas,

Mas eu não me importei
Porque não era nada comigo.

Em seguida levaram alguns operários,
Mas a mim não me afectou
Porque eu não sou operário.

Depois prenderam os sindicalistas,
Mas eu não me incomodei
Porque nunca fui sindicalista.

Logo a seguir chegou a vez
De alguns padres,
mas como
Nunca fui religioso,
também não liguei.

Agora levaram-me a mim
E quando percebi,
Já era tarde.

Bertolt Brecht

Nenhum comentário: