segunda-feira, novembro 14, 2016

O Susto e a Superstição



Dizem as enciclopédias que o "susto" é uma reacção normal e saudável do corpo humano face a ameaças reais ou imaginadas. Exemplo: ir na estrada distraído a conduzir e ser surpreendido por uma travagem repentina do carro na nossa frente.

Enquanto que "superstição" é a crença em relações "causa-efeito" que não se podem provar cientificamente. Exemplo (estive à procura de um engraçado): "criança que brinca com o fogo faz  xi-xi na cama".

Quando é que o "susto" se encontra com a "superstição"?  Há várias formas de isso acontecer. Recordo-me que há quem julgue ser certo que pregando um grande susto a alguém afligido por soluços, estes parariam... E a história de Santa Bárbara e dos Raios e Trovões também é exemplar, sobretudo para quem se assusta com essas manifestações da natureza.

Eu respeito as superstições, depois de habituado a dezenas  anos de aldeia na serra. Não digo que acredito nelas, mas respeito as pessoas que vivem essas crendices. E quanto a sustos, também já tive a minha parte deles.

Numa noite fria, pelo S. Martinho,  vinha da igreja para casa dos meus sogros e reparámos que o velho Tio Santidade (como de costume já a ver a dobrar) estava encostado à parede da sociedade recreativa, tão branco como a dita parede.

Disse-nos que tinha passado pelo cemitério, com a aflição dos muitos copos teve de se encostar ao muro para verter águas e ouviu barulhos medonhos que vinham lá de dentro. Desatou a fugir ainda com o serviço incompleto, pelo que molhou as calças todas. E tal fora o susto que ainda demorou a fechar a "carcela" com os tremores das mãos.

Pagou-se-lhe um copo ( ou três...) para o ajudar a esquecer a má experiência e demos connosco já em casa, perto do lume, a contar histórias de almas penadas até nos irmos deitar. Foi uma  noite interessante, de que não me recordo completamente por razões que todos imaginam. Era novo, o frio apertava, à lareira é que se estava bem com um cálice na mão (sempre cheio).

E o meu sogro contava histórias de apostas e de cemitérios, e de rapazes que iam bater com uma pedra nas grades do portão do campo santo, para "despertarem fantasmas".

As histórias eram todas isso mesmo: "estórias para assustar meninos".  Mas uma coisa era certa: a GNR tinha sido chamada há uns anos atrás, quando apareceram no cemitério campas muito antigas abertas e ossadas espalhadas, sem as caveiras.

Hoje diríamos que se tratava de malta nova metida em ritos satânicos e que lá tinha ido ao "supermercado dos ossos" aviar-se de caveiras. Mas naquela altura, 40 ou 50 anos lá para trás?
Nada se descobriu, mas  à boca pequena falava-se de bruxarias.

Ainda hoje não sei (nem isso interessa) se o Tio Santidade tinha de facto ouvido alguma coisa naquela noite, ou se a história fora pretexto para enfiar mais uns copos à borla...Desconfio mais da última versão.

Se fosse vivo, ao saber da eleição do Sr. Trump lá teria molhado as calças outra vez. Desta vez com razão.

Nenhum comentário: