segunda-feira, setembro 19, 2016

Mais um pouso bom



Depois de um fds familiarmente mais complicado aqui estou de volta à liça para lhes falar de uma amável casinha onde nos servem bem e barato, mesmo no centro de Lisboa.

Esta aventura começou com um convite de alguns amigos, uma tertúlia enológico-gastronómica que se junta de vez em quando para provar vinhos (o mais importante) e acompanhar essa prova com petiscos "à maneira".

Normalmente trazemos uma ou duas garrafas mais "estranhas" de casa, juntamos todas e vai de abrir e provar. Mas desta vez a escolha dos vinhos
(e a respectiva oferta) foi de um conhecedor profundo deste meio, o qual trouxe para provas coisas admiráveis, que só pecavam pelo excesso.

De facto, ao fim de 4 ou 5 garrafas diferentes, todas muito boas - a começar com Champanhe Billecart Saumon e a terminar no grande Bordéus que é o  Chateau Lafitte-Rothschild - o palato começa a evidenciar sinais de "overdose"... Está sobrecarregado pelo que se passou antes e pede água, muita água para intervalar.

O tempo é inimigo destas lides, que exigem calma,  paciência e almofadas nos assentos...
E como o vosso blogger anda sempre a 100 à hora , teve pena de não ter podido dar mais valor a quem o merecia.

Todavia sobrou o tempo para dar notícia da casa que nos acolheu e onde foi possível acomodar tais preciosidades com uma roda-viva de sabores com prevalência do Alentejo, mas sem exclusividade dessa província.

Desde os ovos mexidos caseiros com batata (de outra vez com cogumelos do campo), até ao arroz de coelho criado em casa, passando pela sopa de tomate, pela pescada assada no forno, não esquecendo as entradas onde sobressaíam o patê ali mesmo feito e as empadas, estaladiças e de recheio mimoso, com presunto segadinho e carne picada. A perdiz de escabeche é um monumento comparável à que se come no Oliveira, em Évora, e este é o maior elogio que lhe posso fazer.. Os pezinhos de coentrada (são desossados) e têm um paladar do paraíso!

 O "patrão" da casa  é de Murça, por isso não falta o Toucinho do Céu , vindo expressamente daquela localidade todas as semanas.

Tudo é muito bem feito. A amabilidade no trato é notória, a mão de forno e fogão está bem treinada, a matéria-prima é de grande qualidade. E há sabedoria na orientação que é dada.

O maior  problema é que se trata de um pequeno restaurante (sentará cerca de 18 ou 20 pessoas) e está sempre cheio. Marcações apenas se fazem para grupos a partir de  4 manducantes.  E mais ainda, vende para fora em take away!

A boa novidade é que a cozinha funciona sem interrupções desde as 12,00h até às 24,00h! Quem gosta de almoçar às 16,00h é bem vindo!

O "patrão", mentor , cozinheiro e gestor deste novo empreendimento é o Sr. Belarmino de Jesus, a grande alma do "Salsa e Coentros", que tendo deixado o sócio Sr. Duarte no afamado restaurante de Alvalade desceu a Av de Roma para nos deleitar com a sua arte.

E a casa chama-se: Bel'Empada, mesmo ao lado da garrafeira Napoleão da Av. de Roma, no cruzamento desta com a Av João XXI.

Venham cedo, e depois digam coisas... Admirável em vários aspectos,  qualidade soberba e preço maneirinho. Por isso recebe o "selo": Recomendadíssimo!

Nenhum comentário: