segunda-feira, junho 20, 2016

Azambuja: 100 anos do 1º voo militar



Vamos montar uma pequena exposição no Museu Municipal da Azambuja - aliás um espaço notável para compreender a vida do Ribatejo - subordinada ao tema da Aviação Militar.

Temos várias emissões de selos adequadas ao assunto, mas também possuímos artefactos que foram utilizados no serviço de "correio aéreo" e que poderiam ser mostrados ao público, De entre eles destaco uma caixa de estilo "Art Nouveau" que segundo uma lenda dos correios teria sido desenhada por mestre Almada Negreiros.

De notar que os primeiros selos portugueses de correio aéreo datam de 1936, com desenho de Almada Negreiros, representando um hélice.

Uma confusão que pode ser feita pelos menos entendidos na matéria tem a ver com a emissão por parte dos CTT de várias  séries de selos comemorando o Centenário da Aviação em datas diferentes. De facto  as datas são diferentes, mas os acontecimentos também o são:

- Execução do 1º voo tripulado em Portugal - 27 Abril de 1910
- Criação da Aviação Militar em 1914 (Lei 162 de 14 de Maio)
- Execução do 1º voo militar - 17 Julho 1916, pelo Tenente Santos Leite, em Vila Nova da Rainha

A 17 de Outubro de 1909, houve também um curto voo junto à  Torre de Belém, em Lisboa, protagonizado pelo francês Armand Zipfel que  pilotou um avião Voisin Antoniette.   Por esse motivo alguns datam de 1909 o início da aviação no nosso país.

Com tantas datas diferentes pode haver alguma confusão. Razão tem a Força Aérea: está a comemorar os 100 anos começando em  2014 e acabando em 2016.

Nenhum comentário: